A fotossíntese é um processo realizado pelos seres autótrofos para produção de alimentos e liberação de oxigênio indispensáveis a manutenção da vida e por isso são conhecidos como os produtores da biosfera. É relevante o estudo desse tema na educação básica, entretanto, os processos fotossintéticos são considerados conteúdos de natureza abstrata e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse cenário, o presente estudo objetivou desenvolver uma sequência didática com metodologias ativas, onde o aluno pudesse identificar e compreender os fatores limitantes do processo fotossintético numa perspectiva investigativa, dando ênfase ao seu aprendizado e protagonismo. Dentre as metodologias ativas que foram desenvolvidas temos: o debate, o uso de animações, uso de simuladores e a estratégia investigativa de Predizer, Observar e Argumentar - POA de um experimento prático. Essa experimentação prática proposta através da POA foi importante para demonstrar as cores mais eficientes na promoção da fotossíntese. Ao final da aplicação dessa proposta, foi possível observar que houve uma melhor compreensão dos alunos em relação que há uma maior taxa fotossintética nas plantas quando iluminadas com luz azul ou vermelha pela absorção na clorofila. Entendendo que a coloração verde das plantas é resultado da falta de absorção pela clorofila da luz verde, pois a luz só consegue atuar nos cloroplastos somente se for absorvida. Ademais, que a energia encontrada nos alimentos e utilizada pelos seres vivos nas atividades do dia a dia chega às plantas na forma de energia luminosa e é transferida ao longo da cadeia alimentar. Reforça-se ainda que através desse estudo foi possível identificar que as metodologias ativas possibilitaram desenvolver nos estudantes habilidades de argumentação e a compreensão da natureza da investigação científica em conteúdos abstratos de difícil compreensão.