O ensino de Física voltado para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos, traduzidos em desabafos negativos. No entanto, os laboratórios didáticos, que diminuem as dificuldades de aprendizagem dos alunos, voltam a ficarem em evidência, com abordagens metodológicas diferenciadas. Por isso, apresenta-se uma análise da questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso, surgiu relatar quais as contribuições das componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de Física. Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, além do que antes da reforma do novo ensino médio existia a carência de professores de Física para educação básica. Sendo assim nosso objetivo, nesta análise, foi investigar e discutir os benefícios que os laboratórios didáticos podem oferecer, no contexto do curso de licenciatura em Física do PARFOR. Quanto ao tipo de pesquisa esta foi de natureza qualitativa e quanto à abordagem metodológica foi um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os cursistas e os professores formadores. Os ementários das componentes curriculares referentes aos laboratórios do curso de Licenciatura em Física, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa. Diante deste contexto, deve-se procurar buscar novas formas metodológicas para o uso do laboratório didático com uma visão ampla capaz de criar um elo entre teoria e prática, almejando promover a coletividade de soluções de problemas teórico-metodológicos, com a finalidade de que os futuros professores recebam uma formação específica para que possam compartilhar seus conhecimentos com os alunos da educação básica.