A Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) almeja uma formação para a criticidade e atuação dos sujeitos em temas sociais de ciência-tecnologia. Assim, buscamos analisar a presença, limitações e potencialidades dos pressupostos da educação CTS nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza aprovados no novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Como base teórica, apoiamo-nos nos estudos realizados por pesquisadoras brasileiras, as quais sintetizam a repercussão da educação CTS no âmbito brasileiro a partir de uma matriz de referência composta por parâmetros e propósitos educacionais. Os parâmetros referem-se à racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social e os propósitos estão vinculados ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. Para isso, esta pesquisa, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem como corpus de análise sete coleções, que totalizam quarenta e seis livros. Para a realização da análise, nossa ênfase esteve nas discussões sobre os temas Energia, Movimento e Astronomia presentes nos livros, investigando os diferentes níveis de criticidade referentes aos parâmetros CTS. Como recurso metodológico, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, que é composta de três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Partindo de categorias a priori, ou seja, os parâmetros CTS, observou-se que os temas, em sua grande maioria, foram expostos de forma muito breve e técnica, apresentando discussões de forma superficial quando analisados a partir da matriz. Em geral, os temas tinham como ênfase explicações de conceitos físicos e algumas exemplificações clássicas para o cotidiano dos estudantes. Contudo, foi possível verificar, pontualmente, alguns níveis dos parâmetros CTS, principalmente os que se associam ao propósito de desenvolvimento de percepções. Em outras palavras, uma busca por situações que evidenciam ilustração, aplicação e exemplificação do conhecimento escolar. Aspectos, portanto, que implicam no alcance de uma formação cidadã conforme apresentado nos níveis mais críticos da matriz de referência.