PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA
0 of 0"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 105944 "edicao_id" => 327 "trabalho_id" => 2446 "inscrito_id" => 1367 "titulo" => "PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => "Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas análises críticas dos padrões de construção das personagens femininas dessas histórias a partir da compreensão de que é latente a necessidade de reescrita, uma vez que esses padrões perpetuam arquétipos patriarcais acerca do ser mulher. Para tanto, optamos pela escolha de um corpus teórico escrito por mulheres visando que as problemáticas sobre a construção das personagens femininas e a noção de mulher sejam ancoradas em pressupostos cunhados por autoras que se baseiam na Crítica Feminista, como Scott (1986), Beauvoir (2016) e Xavier (1998). Debruçamo-nos, portanto, não só em obras da teoria crítica feminista que nos explicam quais são esses arquétipos patriarcais presentes nos contos de fadas tradicionais e como eles se estruturam, como também na produção de Maria Cristina Martins (2015) acerca dos revisionismos feministas e como se apresentam os novos contos de fadas. Além disso, para embasar teoricamente a discussão a respeito do papel da literatura, utilizamos os estudos de Zilberman (1985) e Coelho (2012) com o propósito de tornar clara a influência que padrões patriarcais perpetuados nas histórias tradicionais têm para a construção da consciência de mundo de crianças e adolescentes que consomem a literatura infantil e juvenil. ◀Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas anális ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1367_TB2446_10122023234115.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:46:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN DA SILVA BRITTO" "autor_nome_curto" => "IASMIN BRITTO" "autor_email" => "brittomin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 105944 "edicao_id" => 327 "trabalho_id" => 2446 "inscrito_id" => 1367 "titulo" => "PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA" "resumo" => "Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas análises críticas dos padrões de construção das personagens femininas dessas histórias a partir da compreensão de que é latente a necessidade de reescrita, uma vez que esses padrões perpetuam arquétipos patriarcais acerca do ser mulher. Para tanto, optamos pela escolha de um corpus teórico escrito por mulheres visando que as problemáticas sobre a construção das personagens femininas e a noção de mulher sejam ancoradas em pressupostos cunhados por autoras que se baseiam na Crítica Feminista, como Scott (1986), Beauvoir (2016) e Xavier (1998). Debruçamo-nos, portanto, não só em obras da teoria crítica feminista que nos explicam quais são esses arquétipos patriarcais presentes nos contos de fadas tradicionais e como eles se estruturam, como também na produção de Maria Cristina Martins (2015) acerca dos revisionismos feministas e como se apresentam os novos contos de fadas. Além disso, para embasar teoricamente a discussão a respeito do papel da literatura, utilizamos os estudos de Zilberman (1985) e Coelho (2012) com o propósito de tornar clara a influência que padrões patriarcais perpetuados nas histórias tradicionais têm para a construção da consciência de mundo de crianças e adolescentes que consomem a literatura infantil e juvenil. ◀Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas anális ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1367_TB2446_10122023234115.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:46:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN DA SILVA BRITTO" "autor_nome_curto" => "IASMIN BRITTO" "autor_email" => "brittomin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 327 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "logo" => null "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 327 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07" "logo" => null "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg" "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 203 "edicao_id" => 327 "codigo" => "978-85-61702-85-4" "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO """ "conselho_editorial" => """ CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS (UPE)<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS (SMESC)<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS (UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JÓNATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 203 "edicao_id" => 327 "codigo" => "978-85-61702-85-4" "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO """ "conselho_editorial" => """ CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS (UPE)<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS (SMESC)<br />\r\n DIÊGO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS (UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JÓNATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:58:53" "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }