Artigo CONEDU - História da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-81-6

A REVISTA CINEARTE E O DISCURSO DO CINEMA QUE EDUCA CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
0 of 0
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106050 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 3854 "inscrito_id" => 16183 "titulo" => "A REVISTA CINEARTE E O DISCURSO DO CINEMA QUE EDUCA CRIANÇAS" "resumo" => "Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças a partir de incursões investigativas na revista Cinearte (1926-1942). Do ponto de vista teórico-metodológico, considerou-se a abordagem arqueológica do discurso, proposta por Michel Foucault (2009), como caminho norteador para análise dos dados. Tomou-se como fontes de pesquisa as 561 edições da revista Cinearte, publicadas no período de 1926 a 1942, disponibilizadas na plataforma digital da Biblioteca Nacional Brasileira. Em comparação a outros periódicos em exibição no mesmo período, a Cinearte se destacou pelo fato de defender o cinema como recurso auxiliar da educação, sobretudo voltado ao ensino de crianças. Essa foi uma das razões pelas quais se considerou importante prosseguir com o estudo realizado. Dos resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças, acionado pela revista Cinearte, constituiu-se a partir de duas formações discursivas: (1) uma, na qual o cinema era tratado como auxiliar do ensino de crianças, (2) outra, na qual era evidenciado a necessidade de adequar o cinema ao público expectador, particularmente o infantil. Da primeira formação discursiva, chegou-se ao entendimento de que a eficiência quanto ao uso do cinema para educar crianças esteve alinhado à ideia de que ele poderia atrair a atenção do público infantil, auxiliar seu trabalho mental e apresentar fenômenos e fatos distantes de sua realidade. Quanto à segunda formação discursiva, notou-se que, ao ser posicionado como instrumento que precisava ser adequado às crianças, o cinema foi noticiado pela Cinearte como um recurso impróprio.Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças a partir de incursões investigativas na r" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16183_TB3854_15062023120107.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynfaheina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106050 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 3854 "inscrito_id" => 16183 "titulo" => "A REVISTA CINEARTE E O DISCURSO DO CINEMA QUE EDUCA CRIANÇAS" "resumo" => "Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças a partir de incursões investigativas na revista Cinearte (1926-1942). Do ponto de vista teórico-metodológico, considerou-se a abordagem arqueológica do discurso, proposta por Michel Foucault (2009), como caminho norteador para análise dos dados. Tomou-se como fontes de pesquisa as 561 edições da revista Cinearte, publicadas no período de 1926 a 1942, disponibilizadas na plataforma digital da Biblioteca Nacional Brasileira. Em comparação a outros periódicos em exibição no mesmo período, a Cinearte se destacou pelo fato de defender o cinema como recurso auxiliar da educação, sobretudo voltado ao ensino de crianças. Essa foi uma das razões pelas quais se considerou importante prosseguir com o estudo realizado. Dos resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças, acionado pela revista Cinearte, constituiu-se a partir de duas formações discursivas: (1) uma, na qual o cinema era tratado como auxiliar do ensino de crianças, (2) outra, na qual era evidenciado a necessidade de adequar o cinema ao público expectador, particularmente o infantil. Da primeira formação discursiva, chegou-se ao entendimento de que a eficiência quanto ao uso do cinema para educar crianças esteve alinhado à ideia de que ele poderia atrair a atenção do público infantil, auxiliar seu trabalho mental e apresentar fenômenos e fatos distantes de sua realidade. Quanto à segunda formação discursiva, notou-se que, ao ser posicionado como instrumento que precisava ser adequado às crianças, o cinema foi noticiado pela Cinearte como um recurso impróprio.Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças a partir de incursões investigativas na r" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID16183_TB3854_15062023120107.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynfaheina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este texto comunica os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças a partir de incursões investigativas na revista Cinearte (1926-1942). Do ponto de vista teórico-metodológico, considerou-se a abordagem arqueológica do discurso, proposta por Michel Foucault (2009), como caminho norteador para análise dos dados. Tomou-se como fontes de pesquisa as 561 edições da revista Cinearte, publicadas no período de 1926 a 1942, disponibilizadas na plataforma digital da Biblioteca Nacional Brasileira. Em comparação a outros periódicos em exibição no mesmo período, a Cinearte se destacou pelo fato de defender o cinema como recurso auxiliar da educação, sobretudo voltado ao ensino de crianças. Essa foi uma das razões pelas quais se considerou importante prosseguir com o estudo realizado. Dos resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que o discurso sobre o uso do cinema para educar crianças, acionado pela revista Cinearte, constituiu-se a partir de duas formações discursivas: (1) uma, na qual o cinema era tratado como auxiliar do ensino de crianças, (2) outra, na qual era evidenciado a necessidade de adequar o cinema ao público expectador, particularmente o infantil. Da primeira formação discursiva, chegou-se ao entendimento de que a eficiência quanto ao uso do cinema para educar crianças esteve alinhado à ideia de que ele poderia atrair a atenção do público infantil, auxiliar seu trabalho mental e apresentar fenômenos e fatos distantes de sua realidade. Quanto à segunda formação discursiva, notou-se que, ao ser posicionado como instrumento que precisava ser adequado às crianças, o cinema foi noticiado pela Cinearte como um recurso impróprio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.