O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
0 of 0"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 106691 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 5846 "inscrito_id" => 19329 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo aborda a importância do resgate do brincar por meio das brincadeiras tradicionais, tendo em vista que o celular está presente desde muito cedo no cotidiano das crianças; que por vezes impossibilita o manejo com diferentes brincadeiras tradicionais, na qual tais brinquedos são esquecidos. Tem como objetivo propiciar o contato com as diversas brincadeiras utilizando os brinquedos tais como: bonecas, bolas, carrinhos, pião, entre outros; para que possam aprender a conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; além da interação entre o grupo e desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais, que são a base para seu pleno desenvolvimento. Para tanto, utilizou - se a pesquisa qualitativa, com um estudo de caso envolvendo uma turma composta de 22 crianças matriculadas na educação infantil, de uma escola pública da cidade Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espírito Santo. Os resultados foram surpreendentes. As interações das crianças com os brinquedos oportunizaram a exploração tanto do objeto quanto dos espaços; a troca entre os pares aproximou-as oportunizando um ambiente mais acolhedor de empatia e ajuda mútua. Observou-se ainda, melhora no comportamento. O ato de compartilhar e dividir ficaram presente na turma, além de as crianças colaborarem na organização do espaço como um todo. Em vista disso, observou-se que o resgate das brincadeiras tradicionais oportuniza às crianças atividades prazerosas e substitutivas às tecnologias, sobretudo, no ambiente escolar. ◀Este artigo aborda a importância do resgate do brincar por meio das brincadeiras tradicionais, tendo em vista que o celular está presente desde muito cedo no co ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "Educação Infantil, Brincar, Brincadeiras Tradicionais, Tecnologias, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6626a5b30d11e_22042024150019.pdf" "created_at" => "2024-04-22 15:00:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "mARIA SOUZA" "autor_email" => "irmaria_souza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 106691 "edicao_id" => 329 "trabalho_id" => 5846 "inscrito_id" => 19329 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo aborda a importância do resgate do brincar por meio das brincadeiras tradicionais, tendo em vista que o celular está presente desde muito cedo no cotidiano das crianças; que por vezes impossibilita o manejo com diferentes brincadeiras tradicionais, na qual tais brinquedos são esquecidos. Tem como objetivo propiciar o contato com as diversas brincadeiras utilizando os brinquedos tais como: bonecas, bolas, carrinhos, pião, entre outros; para que possam aprender a conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; além da interação entre o grupo e desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais, que são a base para seu pleno desenvolvimento. Para tanto, utilizou - se a pesquisa qualitativa, com um estudo de caso envolvendo uma turma composta de 22 crianças matriculadas na educação infantil, de uma escola pública da cidade Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espírito Santo. Os resultados foram surpreendentes. As interações das crianças com os brinquedos oportunizaram a exploração tanto do objeto quanto dos espaços; a troca entre os pares aproximou-as oportunizando um ambiente mais acolhedor de empatia e ajuda mútua. Observou-se ainda, melhora no comportamento. O ato de compartilhar e dividir ficaram presente na turma, além de as crianças colaborarem na organização do espaço como um todo. Em vista disso, observou-se que o resgate das brincadeiras tradicionais oportuniza às crianças atividades prazerosas e substitutivas às tecnologias, sobretudo, no ambiente escolar. ◀Este artigo aborda a importância do resgate do brincar por meio das brincadeiras tradicionais, tendo em vista que o celular está presente desde muito cedo no co ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "Educação Infantil, Brincar, Brincadeiras Tradicionais, Tecnologias, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6626a5b30d11e_22042024150019.pdf" "created_at" => "2024-04-22 15:00:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "mARIA SOUZA" "autor_email" => "irmaria_souza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 329 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09" "logo" => null "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg" "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 205 "edicao_id" => 329 "codigo" => "978-85-61702-88-5" "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n JOÃO LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n PÂMELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:06:51" "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }