SANCHES, Camila Veloso et al.. . Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106746>. Acesso em: 21/12/2024 09:05
Entendendo a escola como propulsora da democracia e da cidadania, comprometida com as lutas sociais e com a construção do sujeito crítico surge, no colégio Xingu, a urgência de trazer para o dia a dia escolar as pautas voltadas a gênero e sexualidade. Assim, carregando a essência de valorização do aluno como agente transformador, crítico, dotado de sentimentos e emoções, apresenta-se, neste trabalho, o caminho percorrido pela comunidade escolar em direção a tal objetivo. Gênero é entendido como social e culturalmente construído, com marcas históricas e, portanto, variante. Passando por formação docente, pela implementação crescente das aulas de educação em sexualidade na grade escolar e pela construção de espaços democráticos de fala e acolhimento voltados a tais temáticas, espera-se que a experiência, as vitórias e as dificuldades vivenciadas pelo colégio possam ser vistas como inspiração para que cada vez mais esse seja um cenário comum dentro da educação básica brasileira.