Artigo Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP

E-books

ISBN: 978-65-5222-001-1

TRANSFORMANDO OPINIÕES EM HABILIDADES ESCRITAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-06-19 15:00:11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107932
    "edicao_id" => 351
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 2275
    "titulo" => "TRANSFORMANDO OPINIÕES EM HABILIDADES ESCRITAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência que considerou o gênero textual artigo de opinião uma ferramenta eficaz que estimula a compreensão textual, desenvolve o pensamento crítico e aprimora as habilidades de escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Essa experiência foi realizada por residentes do curso de Letras-Português/UEPB/Campus I, vinculados ao Programa Residência Pedagógica-PRP, financiado pela CAPES, cota 2022-2024, em uma escola municipal, na cidade de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica qualitativa e intervencionista (Gil, 2010) envolveu discussão de textos motivadores e orientação no processo de escrita. Isso foi feito com base nas teorias da sequência didática (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004); nas diretrizes voltadas ao ensino (BNCC, 2017) e nas contribuições do trabalho com gêneros textuais (Cunha, 2002). Os resultados mostraram uma progressão nas habilidades dos alunos, pois, mesmo com dificuldades na primeira versão, de se apropriar das competências de argumentar e de produzir, na reescrita do texto, foram ampliando sua capacidade de produção, atrelada aos argumentos presentes nos textos motivadores e às orientações dos residentes. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma abordagem pedagógica estruturada, contribui para transformar opiniões em argumentos, desenvolvendo habilidades escritas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD5_ID2275_TB618_19042024131730.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 16:53:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA SOARES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA FEM"
    "autor_email" => "claudianaspinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "novos-tempos-novos-ares-trilhando-perspectivas-outras-para-a-formacao-docente-nos-programas-institucionais-pibid-e-prp"
    "edicao_nome" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667d9e7b7c621_27062024141643.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-06-19 15:00:11"
    "publicacao_id" => 112
    "publicacao_nome" => "E-book CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-001-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107932
    "edicao_id" => 351
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 2275
    "titulo" => "TRANSFORMANDO OPINIÕES EM HABILIDADES ESCRITAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência que considerou o gênero textual artigo de opinião uma ferramenta eficaz que estimula a compreensão textual, desenvolve o pensamento crítico e aprimora as habilidades de escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Essa experiência foi realizada por residentes do curso de Letras-Português/UEPB/Campus I, vinculados ao Programa Residência Pedagógica-PRP, financiado pela CAPES, cota 2022-2024, em uma escola municipal, na cidade de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica qualitativa e intervencionista (Gil, 2010) envolveu discussão de textos motivadores e orientação no processo de escrita. Isso foi feito com base nas teorias da sequência didática (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004); nas diretrizes voltadas ao ensino (BNCC, 2017) e nas contribuições do trabalho com gêneros textuais (Cunha, 2002). Os resultados mostraram uma progressão nas habilidades dos alunos, pois, mesmo com dificuldades na primeira versão, de se apropriar das competências de argumentar e de produzir, na reescrita do texto, foram ampliando sua capacidade de produção, atrelada aos argumentos presentes nos textos motivadores e às orientações dos residentes. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma abordagem pedagógica estruturada, contribui para transformar opiniões em argumentos, desenvolvendo habilidades escritas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD5_ID2275_TB618_19042024131730.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 16:53:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA SOARES PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA FEM"
    "autor_email" => "claudianaspinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "novos-tempos-novos-ares-trilhando-perspectivas-outras-para-a-formacao-docente-nos-programas-institucionais-pibid-e-prp"
    "edicao_nome" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667d9e7b7c621_27062024141643.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-06-19 15:00:11"
    "publicacao_id" => 112
    "publicacao_nome" => "E-book CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-001-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 351
        "publicacao_id" => 112
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "novos-tempos-novos-ares-trilhando-perspectivas-outras-para-a-formacao-docente-nos-programas-institucionais-pibid-e-prp"
        "nome" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
        "descricao" => "O CONENORT buscou criar um espaço de conversa e troca entre professores, pesquisadores e estudantes, sobretudo das regiões Norte e Nordeste do Brasil na área da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conenort/2024"
        "logo" => null
        "capa" => "667d9e7b7c621_27062024141643.png"
        "timbrado" => "66731cab89dbc_19062024150011.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-05-15"
        "final_evento" => "2024-05-18"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-06-19 15:00:11"
        "updated_at" => "2024-06-27 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 351
        "publicacao_id" => 112
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "novos-tempos-novos-ares-trilhando-perspectivas-outras-para-a-formacao-docente-nos-programas-institucionais-pibid-e-prp"
        "nome" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
        "nome_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
        "descricao" => "O CONENORT buscou criar um espaço de conversa e troca entre professores, pesquisadores e estudantes, sobretudo das regiões Norte e Nordeste do Brasil na área da Educação."
        "pasta" => "ebooks/conenort/2024"
        "logo" => null
        "capa" => "667d9e7b7c621_27062024141643.png"
        "timbrado" => "66731cab89dbc_19062024150011.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-05-15"
        "final_evento" => "2024-05-18"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-06-19 15:00:11"
        "updated_at" => "2024-06-27 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 222
                "edicao_id" => 351
                "codigo" => "978-65-5222-001-1"
                "capa" => "667d9e6a5f5bf_27062024141626.png"
                "titulo" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande entusiasmo e satisfa&ccedil;&atilde;o que apresentamos o e-book do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP, cujo tema &quot;Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a forma&ccedil;&atilde;o docente nos programas institucionais PIBID e PRP&quot; reflete a import&acirc;ncia da inova&ccedil;&atilde;o e da colabora&ccedil;&atilde;o na forma&ccedil;&atilde;o de professores. Realizado entre os dias 15 e 18 de maio de 2024, em Salvador, Bahia, este evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes das regi&otilde;es Norte e Nordeste do Brasil para compartilhar experi&ecirc;ncias, pr&aacute;ticas inovadoras e pesquisas relevantes na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  O principal objetivo deste congresso foi fomentar discuss&otilde;es sobre o Programa Institucional de Bolsa de Inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; Doc&ecirc;ncia (PIBID) e o Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica (PRP), destacando sua import&acirc;ncia na melhoria da qualidade da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Criamos um espa&ccedil;o prop&iacute;cio para o debate de pol&iacute;ticas educacionais, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, avalia&ccedil;&atilde;o escolar, forma&ccedil;&atilde;o de professores e inclus&atilde;o educacional, entre outros temas pertinentes. Al&eacute;m disso, buscamos fortalecer parcerias e redes de colabora&ccedil;&atilde;o entre institui&ccedil;&otilde;es de ensino, gestores educacionais e profissionais da &aacute;rea educacional.<br />\r\n
                  Os programas PIBID e PRP t&ecirc;m desempenhado um papel crucial na forma&ccedil;&atilde;o de futuros docentes, integrando conhecimento te&oacute;rico e pr&aacute;tico em diversas &aacute;reas das licenciaturas. O I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP serviu como um f&oacute;rum para apresentar e discutir as din&acirc;micas experimentais e te&oacute;ricas vivenciadas pelos participantes ao longo do Edital CAPES 2022/2024, proporcionando uma rica troca de experi&ecirc;ncias e aprendizagens.<br />\r\n
                  Com mais de 3.500 inscritos, distribu&iacute;dos por diversos estados brasileiros, o congresso demonstrou a ampla ades&atilde;o e interesse da comunidade educacional. Destacamos a participa&ccedil;&atilde;o ativa de profissionais e estudantes que, ao confirmarem suas inscri&ccedil;&otilde;es e presen&ccedil;a no evento, contribu&iacute;ram para o sucesso e a relev&acirc;ncia das discuss&otilde;es realizadas. Al&eacute;m disso, foram inscritos mais de 1.000 trabalhos em diversas modalidades, demonstrando a riqueza e diversidade das contribui&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas e pr&aacute;ticas apresentadas durante o evento.<br />\r\n
                  As institui&ccedil;&otilde;es organizadoras e apoiadoras desempenharam um papel fundamental na realiza&ccedil;&atilde;o deste congresso. O Instituto Federal da Bahia (IFBA) atuou como realizador, com financiamento da CAPES atrav&eacute;s do Edital 13/2023 PAEP. O Instituto Federal de Rond&ocirc;nia (IFRO), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Federal do Amap&aacute; (IFAP), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal Rural do Semi-&Aacute;rido (UFERSA), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE) contribu&iacute;ram como institui&ccedil;&otilde;es de apoio.<br />\r\n
                  Esperamos que este e-book sirva como uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o, aprendizado e atualiza&ccedil;&atilde;o profissional para todos os leitores. Que as discuss&otilde;es e experi&ecirc;ncias compartilhadas aqui possam fortalecer as habilidades dos envolvidos, ampliar suas vis&otilde;es sobre a educa&ccedil;&atilde;o e contribuir para o desenvolvimento cont&iacute;nuo e aprimoramento da qualidade da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica nas regi&otilde;es Norte e Nordeste, e em todo o Brasil.<br />\r\n
                  A todos os participantes, nossos sinceros agradecimentos e votos de sucesso em suas jornadas educacionais.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>A Comiss&atilde;o Organizadora<br />\r\n
                  I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Celso Eduardo Brito<br />\r\n
                  Claudia Aparecida Prates&nbsp;<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Cunha Torres da Silva&nbsp;<br />\r\n
                  Etelino Jos&eacute; Monteiro Vera Cruz Feij&oacute; de Melo&nbsp;<br />\r\n
                  Fernando Osvaldo Real Carneiro<br />\r\n
                  Flaviana Paula Medeiros e Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Jeylla Salom&eacute; barbosa dos Santos Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Joemia Leilane Gomes de Medeiros&nbsp;<br />\r\n
                  Jonatas Rocha Cruz&nbsp;<br />\r\n
                  Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior<br />\r\n
                  K&eacute;sia Kelly Vieira de Castro&nbsp;<br />\r\n
                  Lucinalva Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Barbosa Corr&ecirc;a&nbsp;<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Mendes de Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Maria da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira de Almeida Menezes&nbsp;<br />\r\n
                  Midi&atilde; Medeiros Monteiro&nbsp;<br />\r\n
                  Neusa Teresinha Rocha dos Santos&nbsp;<br />\r\n
                  Ronaldo Franck Figueiredo Leite&nbsp;<br />\r\n
                  Roque da Silva Lyrio&nbsp;<br />\r\n
                  Veral&uacute;cia Severina da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Celso Eduardo Brito (IFBA)<br />\r\n
                  Claudia Aparecida Prates (IFRO)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior (IFBA)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Barbosa Corr&ecirc;a (IFRO)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Mendes de Lima (IFRO)<br />\r\n
                  Maria da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira de Almeida Menezes (UERN)<br />\r\n
                  Neusa Teresinha Rocha dos Santos (IFRO)
                  """
                "ficha_catalografica" => "66829004d49e8_01072024081620.pdf"
                "arquivo" => "16082024092104-NOVOS-TEMPOS--NOVOS-ARES--TRILHANDO-PERSPECTIVAS-O.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-06-19 15:00:11"
                "updated_at" => "2024-08-16 09:21:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 222
                "edicao_id" => 351
                "codigo" => "978-65-5222-001-1"
                "capa" => "667d9e6a5f5bf_27062024141626.png"
                "titulo" => "Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande entusiasmo e satisfa&ccedil;&atilde;o que apresentamos o e-book do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP, cujo tema &quot;Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a forma&ccedil;&atilde;o docente nos programas institucionais PIBID e PRP&quot; reflete a import&acirc;ncia da inova&ccedil;&atilde;o e da colabora&ccedil;&atilde;o na forma&ccedil;&atilde;o de professores. Realizado entre os dias 15 e 18 de maio de 2024, em Salvador, Bahia, este evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes das regi&otilde;es Norte e Nordeste do Brasil para compartilhar experi&ecirc;ncias, pr&aacute;ticas inovadoras e pesquisas relevantes na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  O principal objetivo deste congresso foi fomentar discuss&otilde;es sobre o Programa Institucional de Bolsa de Inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; Doc&ecirc;ncia (PIBID) e o Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica (PRP), destacando sua import&acirc;ncia na melhoria da qualidade da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Criamos um espa&ccedil;o prop&iacute;cio para o debate de pol&iacute;ticas educacionais, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, avalia&ccedil;&atilde;o escolar, forma&ccedil;&atilde;o de professores e inclus&atilde;o educacional, entre outros temas pertinentes. Al&eacute;m disso, buscamos fortalecer parcerias e redes de colabora&ccedil;&atilde;o entre institui&ccedil;&otilde;es de ensino, gestores educacionais e profissionais da &aacute;rea educacional.<br />\r\n
                  Os programas PIBID e PRP t&ecirc;m desempenhado um papel crucial na forma&ccedil;&atilde;o de futuros docentes, integrando conhecimento te&oacute;rico e pr&aacute;tico em diversas &aacute;reas das licenciaturas. O I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP serviu como um f&oacute;rum para apresentar e discutir as din&acirc;micas experimentais e te&oacute;ricas vivenciadas pelos participantes ao longo do Edital CAPES 2022/2024, proporcionando uma rica troca de experi&ecirc;ncias e aprendizagens.<br />\r\n
                  Com mais de 3.500 inscritos, distribu&iacute;dos por diversos estados brasileiros, o congresso demonstrou a ampla ades&atilde;o e interesse da comunidade educacional. Destacamos a participa&ccedil;&atilde;o ativa de profissionais e estudantes que, ao confirmarem suas inscri&ccedil;&otilde;es e presen&ccedil;a no evento, contribu&iacute;ram para o sucesso e a relev&acirc;ncia das discuss&otilde;es realizadas. Al&eacute;m disso, foram inscritos mais de 1.000 trabalhos em diversas modalidades, demonstrando a riqueza e diversidade das contribui&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas e pr&aacute;ticas apresentadas durante o evento.<br />\r\n
                  As institui&ccedil;&otilde;es organizadoras e apoiadoras desempenharam um papel fundamental na realiza&ccedil;&atilde;o deste congresso. O Instituto Federal da Bahia (IFBA) atuou como realizador, com financiamento da CAPES atrav&eacute;s do Edital 13/2023 PAEP. O Instituto Federal de Rond&ocirc;nia (IFRO), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Federal do Amap&aacute; (IFAP), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal Rural do Semi-&Aacute;rido (UFERSA), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE) contribu&iacute;ram como institui&ccedil;&otilde;es de apoio.<br />\r\n
                  Esperamos que este e-book sirva como uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o, aprendizado e atualiza&ccedil;&atilde;o profissional para todos os leitores. Que as discuss&otilde;es e experi&ecirc;ncias compartilhadas aqui possam fortalecer as habilidades dos envolvidos, ampliar suas vis&otilde;es sobre a educa&ccedil;&atilde;o e contribuir para o desenvolvimento cont&iacute;nuo e aprimoramento da qualidade da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica nas regi&otilde;es Norte e Nordeste, e em todo o Brasil.<br />\r\n
                  A todos os participantes, nossos sinceros agradecimentos e votos de sucesso em suas jornadas educacionais.<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>A Comiss&atilde;o Organizadora<br />\r\n
                  I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP</strong>
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Celso Eduardo Brito<br />\r\n
                  Claudia Aparecida Prates&nbsp;<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia Cunha Torres da Silva&nbsp;<br />\r\n
                  Etelino Jos&eacute; Monteiro Vera Cruz Feij&oacute; de Melo&nbsp;<br />\r\n
                  Fernando Osvaldo Real Carneiro<br />\r\n
                  Flaviana Paula Medeiros e Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Jeylla Salom&eacute; barbosa dos Santos Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Joemia Leilane Gomes de Medeiros&nbsp;<br />\r\n
                  Jonatas Rocha Cruz&nbsp;<br />\r\n
                  Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior<br />\r\n
                  K&eacute;sia Kelly Vieira de Castro&nbsp;<br />\r\n
                  Lucinalva Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Barbosa Corr&ecirc;a&nbsp;<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Mendes de Lima&nbsp;<br />\r\n
                  Maria da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira de Almeida Menezes&nbsp;<br />\r\n
                  Midi&atilde; Medeiros Monteiro&nbsp;<br />\r\n
                  Neusa Teresinha Rocha dos Santos&nbsp;<br />\r\n
                  Ronaldo Franck Figueiredo Leite&nbsp;<br />\r\n
                  Roque da Silva Lyrio&nbsp;<br />\r\n
                  Veral&uacute;cia Severina da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Celso Eduardo Brito (IFBA)<br />\r\n
                  Claudia Aparecida Prates (IFRO)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior (IFBA)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Barbosa Corr&ecirc;a (IFRO)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Mendes de Lima (IFRO)<br />\r\n
                  Maria da Concei&ccedil;&atilde;o Vieira de Almeida Menezes (UERN)<br />\r\n
                  Neusa Teresinha Rocha dos Santos (IFRO)
                  """
                "ficha_catalografica" => "66829004d49e8_01072024081620.pdf"
                "arquivo" => "16082024092104-NOVOS-TEMPOS--NOVOS-ARES--TRILHANDO-PERSPECTIVAS-O.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-06-19 15:00:11"
                "updated_at" => "2024-08-16 09:21:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência que considerou o gênero textual artigo de opinião uma ferramenta eficaz que estimula a compreensão textual, desenvolve o pensamento crítico e aprimora as habilidades de escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Essa experiência foi realizada por residentes do curso de Letras-Português/UEPB/Campus I, vinculados ao Programa Residência Pedagógica-PRP, financiado pela CAPES, cota 2022-2024, em uma escola municipal, na cidade de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica qualitativa e intervencionista (Gil, 2010) envolveu discussão de textos motivadores e orientação no processo de escrita. Isso foi feito com base nas teorias da sequência didática (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004); nas diretrizes voltadas ao ensino (BNCC, 2017) e nas contribuições do trabalho com gêneros textuais (Cunha, 2002). Os resultados mostraram uma progressão nas habilidades dos alunos, pois, mesmo com dificuldades na primeira versão, de se apropriar das competências de argumentar e de produzir, na reescrita do texto, foram ampliando sua capacidade de produção, atrelada aos argumentos presentes nos textos motivadores e às orientações dos residentes. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma abordagem pedagógica estruturada, contribui para transformar opiniões em argumentos, desenvolvendo habilidades escritas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.