Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

STRAWBERRY EGGS: UMA DISCUSSÃO DE GÊNERO A PARTIR DE UMA SÉRIE DE ANIMAÇÃO JAPONESA

Palavra-chaves: LITERATURA POP JAPONESA, GÊNERO, IMAGINÁRIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual
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Sendo a literatura um espaço de discussão de temas que a cultura tende a classificar no rol do tabu, o foco incidirá nas performances de gênero presentes na cultura japonesa e ocidental, bem como nos elementos comuns à visão do masculino e do feminino em ambos os hemisférios. Inicialmente, proceder-se-á a um aprofundamento da literatura pop japonesa enquanto fenômeno característico da contemporaneidade. Posteriormente, quando da discussão das performances de gênero dentro da série de animação, estabelecer-se-á um paralelo entre os arquétipos de gênero tomando como referência o conceito de imaginário proposto por Bachelard. Tanto a narrativa nipônica quanto a narrativa roseana colocam em xeque o binarismo masculino/feminino a partir da figura de um personagem crossdresser, que renuncia voluntariamente às insígnias de gênero determinadas pela cultura, para alcançar um objetivo maior, culminando numa experiência de morte – uma real e a outra simbólica – que produz grande consternação no ambiente ao seu redor.O estudo que se segue tem como objetivo discutir as formas de subjetivação atreladas às questões de gênero, estabelecendo um breve paralelo entre a série de ani" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual" "palavra_chave" => "LITERATURA POP JAPONESA, GÊNERO, IMAGINÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA3_ID609_22042015211718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN PAULO BORGES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ALAN PAULO" "autor_email" => "alanpsi1002@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10865 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "STRAWBERRY EGGS: UMA DISCUSSÃO DE GÊNERO A PARTIR DE UMA SÉRIE DE ANIMAÇÃO JAPONESA" "resumo" => "O estudo que se segue tem como objetivo discutir as formas de subjetivação atreladas às questões de gênero, estabelecendo um breve paralelo entre a série de animação nipônica Strawberry Eggs e a obra maior de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, no que se refere à presença do desejo homoerótico em ambas as obras. 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Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

O estudo que se segue tem como objetivo discutir as formas de subjetivação atreladas às questões de gênero, estabelecendo um breve paralelo entre a série de animação nipônica Strawberry Eggs e a obra maior de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, no que se refere à presença do desejo homoerótico em ambas as obras. Sendo a literatura um espaço de discussão de temas que a cultura tende a classificar no rol do tabu, o foco incidirá nas performances de gênero presentes na cultura japonesa e ocidental, bem como nos elementos comuns à visão do masculino e do feminino em ambos os hemisférios. Inicialmente, proceder-se-á a um aprofundamento da literatura pop japonesa enquanto fenômeno característico da contemporaneidade. Posteriormente, quando da discussão das performances de gênero dentro da série de animação, estabelecer-se-á um paralelo entre os arquétipos de gênero tomando como referência o conceito de imaginário proposto por Bachelard. Tanto a narrativa nipônica quanto a narrativa roseana colocam em xeque o binarismo masculino/feminino a partir da figura de um personagem crossdresser, que renuncia voluntariamente às insígnias de gênero determinadas pela cultura, para alcançar um objetivo maior, culminando numa experiência de morte – uma real e a outra simbólica – que produz grande consternação no ambiente ao seu redor.

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