MOSTRA DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA DRE G (MOA): VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
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Com isso, ampliou-se o atendimento a estes estudantes e favoreceu a ressignificação de práticas pedagógicas inclusivas. <br />\r\n Ainda dentro da Área Temática Formação Docente e Gestão Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte aborda o ensino de LIBRAS na formação das/os professoras/es nas Licenciaturas Interculturais Indígenas, destacando a questão bilíngue e intercultural e os muitos desafios da práxis pedagógica. O quarto artigo trata da experiência do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Acre. A pesquisa buscou caracterizar a atuação das/os profissionais do NAI e a percepção das barreiras e possibilidades para inclusão universitária, destacando a necessidade de formação docente.<br />\r\n Na sequência, é apresentada uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão no Ensino Superior, visando compreender a multidimensionalidade das/os estudantes como um aspecto inclusivo que visa a superação de uma visão positivista de educação e permanência das/os estudantes no ensino superior, especialmente dos grupos mais marginalizados. O sexto artigo destaca a Educação Especial como modalidade necessária à formação de docentes, com vistas a um trabalho educacional sob perspectiva da inclusão, e se propõe a fazer uma análise comparativa entre a realidade brasileira e europeia. 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O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com deficiência, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promoção do protagonismo das/os estudantes com deficiência nas práticas esportivas das escolas públicas do Ensino Fundamental do município de São Paulo.<br />\r\n O nono texto aborda a identificação de estratégias para acesso, permanência e sucesso das/os estudantes com deficiência e necessidades educativas especiais, bem como se propõe a apreender as percepções dos gestores sobre inclusão no Instituto Federal do Piauí (IFPI). O décimo texto trata sobre a relevância da LIBRAS para pessoa surda e sua inclusão no sistema regular de ensino como garantia de uma educação de qualidade e de inserção na sociedade. Por fim, o último artigo desta Área Temática discute as estratégias para integração dos demais profissionais da escola no processo de inclusão das/os estudantes com deficiência. Para isso, abordam-se as políticas de formação docente na perspectiva da inclusão e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educação Especial. <br />\r\n Na Área Temática Currículo e Serviços de Apoio à Escolarização Inclusiva são apresentados cinco textos. O primeiro é uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em formação Lato Sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade de Natal – RN. Estes estudantes já atuam em ações e práticas educativas com pessoas com deficiência e buscam aprofundamento sobre a temática. O segundo artigo trata da alfabetização para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibilização curricular como forma de superação do ensino tradicional, além da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavaliação das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma visão decolonial, propõe uma reconstrução curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um critério para garantir efetivação de uma prática educacional que considera o acesso, mas também a permanência com qualidade de ensino para os alunos com deficiência. <br />\r\n Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajetória histórica do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no último texto desta área, é apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com estudantes com deficiência tanto da graduação como da pós-graduação Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n Na sequência, a Área Temática Políticas Públicas e Acessibilidade em Espaços Escolares e Não Escolares apresentou cinco contribuições. A acessibilidade arquitetônica é um grande desafio para pessoas com deficiência física e, em uma escola pública no interior do estado, essa situação se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condições de uma escola, condições essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com deficiência. Outra questão apresentada relembra que, com o aumento de diagnósticos, se faz necessário à efetivação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no município de São José de Piranhas, na Paraíba, visando compreender a relevância do mesmo para as crianças e seus familiares. <br />\r\n O terceiro texto é uma pesquisa bibliográfica que aborda o direito à educação para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da família em colaboração com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com deficiência sofreram durante anos com preconceito e exclusão, sendo esta situação ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementação da política pública de inclusão em municípios, destacando o Conselho Municipal de Educação como órgão que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n O penúltimo texto trata sobre a Educação Especial e Inclusiva no Novo Ensino Médio Potiguar, visto que essa é uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e níveis, sendo complementar ou suplementar à escolarização e não substitutiva. Concluindo esta Área Temática, o próximo artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a produção acadêmica que discute o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior, política pública instituída em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da política pública não garante a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial, sendo indispensável o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas múltiplas dimensões.<br />\r\n Esperamos que essas pesquisas, experiências e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acadêmico, na revisão de sua prática pedagógica e tessitura de redes de solidariedade para vivência de uma Educação Inclusiva.<br />\r\n Desejamos um reencontro com você no VI CINTEDI!<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFERÊNCIAS<br />\r\n <br />\r\n FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. 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O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com deficiência, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promoção do protagonismo das/os estudantes com deficiência nas práticas esportivas das escolas públicas do Ensino Fundamental do município de São Paulo.<br />\r\n O nono texto aborda a identificação de estratégias para acesso, permanência e sucesso das/os estudantes com deficiência e necessidades educativas especiais, bem como se propõe a apreender as percepções dos gestores sobre inclusão no Instituto Federal do Piauí (IFPI). O décimo texto trata sobre a relevância da LIBRAS para pessoa surda e sua inclusão no sistema regular de ensino como garantia de uma educação de qualidade e de inserção na sociedade. Por fim, o último artigo desta Área Temática discute as estratégias para integração dos demais profissionais da escola no processo de inclusão das/os estudantes com deficiência. Para isso, abordam-se as políticas de formação docente na perspectiva da inclusão e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educação Especial. <br />\r\n Na Área Temática Currículo e Serviços de Apoio à Escolarização Inclusiva são apresentados cinco textos. O primeiro é uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em formação Lato Sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade de Natal – RN. Estes estudantes já atuam em ações e práticas educativas com pessoas com deficiência e buscam aprofundamento sobre a temática. O segundo artigo trata da alfabetização para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibilização curricular como forma de superação do ensino tradicional, além da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavaliação das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma visão decolonial, propõe uma reconstrução curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um critério para garantir efetivação de uma prática educacional que considera o acesso, mas também a permanência com qualidade de ensino para os alunos com deficiência. <br />\r\n Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajetória histórica do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no último texto desta área, é apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com estudantes com deficiência tanto da graduação como da pós-graduação Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n Na sequência, a Área Temática Políticas Públicas e Acessibilidade em Espaços Escolares e Não Escolares apresentou cinco contribuições. A acessibilidade arquitetônica é um grande desafio para pessoas com deficiência física e, em uma escola pública no interior do estado, essa situação se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condições de uma escola, condições essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com deficiência. Outra questão apresentada relembra que, com o aumento de diagnósticos, se faz necessário à efetivação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no município de São José de Piranhas, na Paraíba, visando compreender a relevância do mesmo para as crianças e seus familiares. <br />\r\n O terceiro texto é uma pesquisa bibliográfica que aborda o direito à educação para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da família em colaboração com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com deficiência sofreram durante anos com preconceito e exclusão, sendo esta situação ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementação da política pública de inclusão em municípios, destacando o Conselho Municipal de Educação como órgão que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n O penúltimo texto trata sobre a Educação Especial e Inclusiva no Novo Ensino Médio Potiguar, visto que essa é uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e níveis, sendo complementar ou suplementar à escolarização e não substitutiva. Concluindo esta Área Temática, o próximo artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a produção acadêmica que discute o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior, política pública instituída em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da política pública não garante a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial, sendo indispensável o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas múltiplas dimensões.<br />\r\n Esperamos que essas pesquisas, experiências e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acadêmico, na revisão de sua prática pedagógica e tessitura de redes de solidariedade para vivência de uma Educação Inclusiva.<br />\r\n Desejamos um reencontro com você no VI CINTEDI!<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFERÊNCIAS<br />\r\n <br />\r\n FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Marlene Barbosa de Freitas Reis<br />\r\n Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela<br />\r\n Rafael Ferreira de Souza Honorato<br />\r\n Gislene de Araújo Alves """ "ficha_catalografica" => "66cce029df6af_26082024170601.pdf" "arquivo" => "27082024090121-FORMACAO-DOCENTE--AVALIACAO--CURRICULO-E-POLITICAS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-08 11:15:23" "updated_at" => "2024-08-27 11:58:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }