O presente texto tem o objetivo de apresentar as atividades de ensino de matemática realizadas para empoderar e incluir as mulheres participantes da formação inicial e continuada do Programa Nacional Mulheres Mil no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Esse programa preconiza atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, propiciando perspectivas de inclusão na educação profissional, oportunizando o direito à educação e uma formação cidadã. Com a finalidade de promover uma Educação Matemática inclusiva com aulas de matemática envolvendo receitas culinárias para desenvolver conteúdos básicos, abordando os conceitos de fração, soma, subtração e múltiplos, com exemplos práticos e exercícios de fixação, por meio de um ensino da matemática que promove empreendedorismo e emancipação. Como metodologia utilizamos a pesquisa ação, com a inserção participativa em sala de aula, em uma pesquisa com abordagem qualitativa. A atividade está inserida em uma pesquisa abrangente que se debruça sobre o processo de aprendizagem das mulheres nesse contexto, além de destacar os desafios enfrentados pelas participantes durante o ensino de matemática. Ressaltamos que esse empenho pode ser utilizado como um exemplo inspirador para futuras iniciativas educacionais e empreendedoras, destacando a importância de superar as barreiras no ensino de matemática e promover um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo.