O artigo faz uma análise sobre os conceitos de Cultura digital e mediação pedagógica, enfatizando a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Imersos em uma cultura digital, professores esforçam-se todos os dias para incluir os alunos com deficiência. Os recursos digitais, mesmo que presentes nas escolas, não são suficientes, por si só, para que ocorra a inclusão. A tarefa é complexa e necessita, além de um bom planejamento, de um mediador que deve conduzir as ações entre as partes e impulsionar as trocas. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender como a mediação pedagógica potencializa as TDICs no processo de inclusão. Para tanto o estudo parte da seguinte indagação: qual a importância da mediação pedagógica frente ao uso das TDICs para a inclusão de alunos com deficiência? a hipótese deste estudo é de que a mediação pedagógica consiste numa via formativa que auxilia e potencializa o uso das TDICs no processo inclusivo. A metodologia adotada constitui-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, incluindo as obras de autores como Lemos (2002), Vygotsky (2011), Mori (2013), Freitas & Souza (2013), Castro et al (2022) e Moran (2012). A partir de uma seleção de recortes das obras dos referidos autores, foram feitas reflexões a respeito da temática e concluiu-se que para se fazer a inclusão de alunos com deficiência no meio digital é necessário que haja a mediação pedagógica, constituindo-se de um processo dialógico entre professor e aluno.