JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA[1]
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA[1]" "resumo" => "Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para o desenvolvimento infantil, contribuindo para um amadurecimento afetivo, cognitivo e motor da criança em fase inicial de escolaridade. Buscamos através da aproximação com o referencial teórico, estudos voltados à compreensão da Matemática como essencial na nossa vida cotidiana e buscamos compreender a relevância dos jogos educativos para a educação infantil. Realizamos a Oficina Pedagógica na Disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação infantil, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande. A oficina foi realizada com professores da rede pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que trabalham com Educação Infantil e teve duração de 8 horas distribuídas em dois dias consecutivos. Os resultados mostraram-se positivos, pois os professores não só aceitaram participar da oficina, mas garantiram a utilização dos jogos em sala de aula. O tangran, por exemplo, foi visto com um olhar diferenciado, especialmente considerando que este tipo de atividade é incluído no livro didático de Matemática, mas nem sempre é utilizado. Pudemos concluir que esta experiência desenvolvida com atividades lúdicas nos possibilitou a reflexão acerca da importância de trabalharmos com jogos educativos na educação infantil e para percebermos a necessidade de realização de encontros interativos entre a Universidade e a Escola, consideradas como parceiras na educação de crianças em diferentes fases de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Jogos matemáticos, Aprendizagem, Educação infantil" "idioma" => "Português" "arquivo" => "045117b0e0a11a242b9765e79cbf113f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA DE SOUZA MARIANO" "autor_nome_curto" => "CÍCERA MARIANO" "autor_email" => "ci.mariano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 180 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA[1]" "resumo" => "Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para o desenvolvimento infantil, contribuindo para um amadurecimento afetivo, cognitivo e motor da criança em fase inicial de escolaridade. Buscamos através da aproximação com o referencial teórico, estudos voltados à compreensão da Matemática como essencial na nossa vida cotidiana e buscamos compreender a relevância dos jogos educativos para a educação infantil. Realizamos a Oficina Pedagógica na Disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação infantil, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande. A oficina foi realizada com professores da rede pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que trabalham com Educação Infantil e teve duração de 8 horas distribuídas em dois dias consecutivos. Os resultados mostraram-se positivos, pois os professores não só aceitaram participar da oficina, mas garantiram a utilização dos jogos em sala de aula. O tangran, por exemplo, foi visto com um olhar diferenciado, especialmente considerando que este tipo de atividade é incluído no livro didático de Matemática, mas nem sempre é utilizado. Pudemos concluir que esta experiência desenvolvida com atividades lúdicas nos possibilitou a reflexão acerca da importância de trabalharmos com jogos educativos na educação infantil e para percebermos a necessidade de realização de encontros interativos entre a Universidade e a Escola, consideradas como parceiras na educação de crianças em diferentes fases de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Jogos matemáticos, Aprendizagem, Educação infantil" "idioma" => "Português" "arquivo" => "045117b0e0a11a242b9765e79cbf113f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA DE SOUZA MARIANO" "autor_nome_curto" => "CÍCERA MARIANO" "autor_email" => "ci.mariano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }