A MONITORIA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁXI DO FAZER MATEMÁTICO NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1141 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "A MONITORIA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁXI DO FAZER MATEMÁTICO NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A aprendizagem da matemática tem sido discutida em várias pesquisas, contudo as dificuldades dos alunos em conteúdos básicos nas series iniciais foi o que desencadeou o tema abordado. Como mostra Ponte (1997) a percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui um novo método de ensino capaz de despertar o interesse dos estudantes, tornando as aulas mais atrativas . Segundo Borba (2010) uma nova mídia, como a informática, abre possibilidades de mudança dentro do próprio conhecimento e que é possível haver ressonância entre uma dada pedagogia, uma mídia e uma visão do conhecimento. Com isso as mídias usadas no ensino da matemática pode nos ajudar a superar problemas de uma prática de ensino centrada em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. A Matemática não deve ser apresentada como abstração apenas, mas também, como uma ferramenta útil para a vida, desta forma, devemos buscar caminho para apresentá-la com o auxílio de objetos concretos e de forma compreensível, não devemos simplesmente apresentar fórmulas, mas, também mostrar onde utilizá-las de forma significativa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é preciso apresentar um significado naquilo que se estuda. Para Ausubel (1980) o aluno adquire significa naquilo que estuda a partir da relação com seu conhecimento prévio. Assim a Matemática deve ser trabalhada de forma a despertar a curiosidade e atenção dos alunos, com isso, explorar o que o aluno sabe, e a partir daí fazer uma conexão com o conteúdo a ser trabalhado. Para Oliveira et al, (2009) um dos caminhos para aprender matemática é a tecnologia da comunicação esse recurso motiva o aprendizado e faz exercitar o que se aprendeu. A utilização de recursos tecnológicos, como o uso de softwares livres, mídias e jogos podem tornar o ensino da Matemática significativo. Para HENDRES (2005) o uso de computador é uma necessidade atual para o ensino da Matemática, ligar-se a rotina dos professores e escola na parte didática. Esse trabalho tem como objetivo abordar o estudo sobre Software educativo, mídias e jogos como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando o ensino numa perspectiva dialógica de estudo da matemática, aprofundamento através de conceitos e construção de situações didática mediada por conexões entre a teoria e a prática do fazer Matemático. Este trabalho está sendo desenvolvido através de um projeto de monitoria, sob a orientação da professora Vania Duarte no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco. Com o intuito de possibilitar junto com demais alunos do curso uma análise de objetos de aprendizagem, jogos e softwares livres de matemática. Para vivenciar na prática foi criado um blog onde os alunos podem postar atividades trabalhadas em sala de aula; também disponibiliza links onde podem ser encontrados materiais didáticos para professores de matemática; apresentação de softwares livres, e portais de matemáticas. Através desses estudos buscamos materiais para contribuir com a construção de sequências didáticas para o ensino/aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "SOFTWARE EDUCATIVO, ENSINO APRENDIZAGEM, APLICAÇÃO PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO CAMPOS" "autor_email" => "adriano_campos2007@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1141 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "A MONITORIA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁXI DO FAZER MATEMÁTICO NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A aprendizagem da matemática tem sido discutida em várias pesquisas, contudo as dificuldades dos alunos em conteúdos básicos nas series iniciais foi o que desencadeou o tema abordado. Como mostra Ponte (1997) a percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui um novo método de ensino capaz de despertar o interesse dos estudantes, tornando as aulas mais atrativas . Segundo Borba (2010) uma nova mídia, como a informática, abre possibilidades de mudança dentro do próprio conhecimento e que é possível haver ressonância entre uma dada pedagogia, uma mídia e uma visão do conhecimento. Com isso as mídias usadas no ensino da matemática pode nos ajudar a superar problemas de uma prática de ensino centrada em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. A Matemática não deve ser apresentada como abstração apenas, mas também, como uma ferramenta útil para a vida, desta forma, devemos buscar caminho para apresentá-la com o auxílio de objetos concretos e de forma compreensível, não devemos simplesmente apresentar fórmulas, mas, também mostrar onde utilizá-las de forma significativa. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é preciso apresentar um significado naquilo que se estuda. Para Ausubel (1980) o aluno adquire significa naquilo que estuda a partir da relação com seu conhecimento prévio. Assim a Matemática deve ser trabalhada de forma a despertar a curiosidade e atenção dos alunos, com isso, explorar o que o aluno sabe, e a partir daí fazer uma conexão com o conteúdo a ser trabalhado. Para Oliveira et al, (2009) um dos caminhos para aprender matemática é a tecnologia da comunicação esse recurso motiva o aprendizado e faz exercitar o que se aprendeu. A utilização de recursos tecnológicos, como o uso de softwares livres, mídias e jogos podem tornar o ensino da Matemática significativo. Para HENDRES (2005) o uso de computador é uma necessidade atual para o ensino da Matemática, ligar-se a rotina dos professores e escola na parte didática. Esse trabalho tem como objetivo abordar o estudo sobre Software educativo, mídias e jogos como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando o ensino numa perspectiva dialógica de estudo da matemática, aprofundamento através de conceitos e construção de situações didática mediada por conexões entre a teoria e a prática do fazer Matemático. Este trabalho está sendo desenvolvido através de um projeto de monitoria, sob a orientação da professora Vania Duarte no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco. Com o intuito de possibilitar junto com demais alunos do curso uma análise de objetos de aprendizagem, jogos e softwares livres de matemática. Para vivenciar na prática foi criado um blog onde os alunos podem postar atividades trabalhadas em sala de aula; também disponibiliza links onde podem ser encontrados materiais didáticos para professores de matemática; apresentação de softwares livres, e portais de matemáticas. Através desses estudos buscamos materiais para contribuir com a construção de sequências didáticas para o ensino/aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "SOFTWARE EDUCATIVO, ENSINO APRENDIZAGEM, APLICAÇÃO PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO CAMPOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO CAMPOS" "autor_email" => "adriano_campos2007@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }