Este texto refere-se a um recorte da dissertação dos autores e visa apresentar nossa compreensão sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo (do inglês Pedagogical Content Knowledge- PCK) nos discursos de uma pibidiana (Juliana) ao desenvolver os temas sobre drogas e densidade. Assim, a pergunta que pretendemos responder é: Como se mostra a mobilização do PCK para Juliana ao ensinar sobre esses temas? A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994), analisando os discursos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Galiazzi e Moraes (2007). Os resultados apontam que Juliana quase não mobiliza o PCK e nossa análise ainda sugere que tal fato ocorre pois há uma baixa mobilização nos demais conhecimentos docentes modelados por Grossman (1990). Segundo o modelo da referida autora, os conhecimentos docentes da base influenciam diretamente na mobilização do PCK, evidenciando sua limitação e potencialidade. Ressaltamos que a análise se concentra em uma futura professora, ou seja, ela ainda estava em formação, o que indica que os conhecimentos docentes estão em processo de desenvolvimento e que a graduação é um espaço potencializador e essencial para a formação dos professores.