O presente painel expõe um trabalho cuja centralidade é a docência para e com os bebês. O recorte metodológico é a pesquisa-formação envolvendo ensino e extensão em uma universidade pública federal. A fundamentação teórica pauta-se nas áreas da Pedagogia, da Psicanálise e da Antropologia. O primeiro texto apresenta elementos de pesquisa-formação a partir de uma disciplina optativa/curso de extensão, envolvendo graduandas/os e professoras/res de Educação Infantil, em uma universidade federal. A relevância desse processo tem consistido em fazer do diálogo uma proposta crítico-reflexiva da prática docente, bem como tornar viva e humanizada a teoria discutida, traduzindo-se como resposta responsável para si mesmo e para as crianças, desde bebês. O segundo trabalho reflete sobre o percurso formativo entretecendo ensino, extensão e pesquisa de quatro graduandas em Pedagogia. As autoras apontam que uma formação ética e humana, voltada à docência para as crianças, desde bebês, só é possível se for concebida na alteridade promovida pelo encontro e pelo diálogo nas discussões coletivas. O último texto aborda a experiência de (re)encontro de quatro professoras de bebês que, por meio da extensão universitária, compartilham inquietações e possibilidades do trabalho docente com bebês. Nesse percurso, sistematizam a compreensão de que tornar-se professora de bebês é um gesto que se faz no caminhar e na atenção conjunta às suas expressões e movimentos. Investigar sobre ser bebê vem dando contorno ao projeto de pesquisa-formação e à compreensão da docência como prática de relações humanas, que considere adultos e bebês como pessoas que devem ser levadas a sério.