Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

SALA DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115978
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 484
    "titulo" => "SALA DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente de sala de inovação Google em turmas finais do Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza. A implantação de salas de inovação pela prefeitura de Fortaleza, almejando inovações pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais carece de uma investigação quando se pensa nos objetivos do projeto, nas metodologias indicadas e nas ferramentas disponibilizadas/sugeridas e nos custos para as instituições envolvidas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador nesses espaços. A pesquisa é de natureza qualitativa e a construção dos dados ocorreu por meio de observações participada. O referencial teórico indica que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças, essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional, utilizando diferentes ferramentas, dentre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e motivarem o aluno para a aprendizagem. A sala de inovação também foi implementada sob uma diversidade de interpretações em torno do conceito de inovação, o que demostra suas contradições no contexto pedagógico estudado."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID484_TB52_16082024201020.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "halyson.gomes@uece.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115978
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 484
    "titulo" => "SALA DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente de sala de inovação Google em turmas finais do Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza. A implantação de salas de inovação pela prefeitura de Fortaleza, almejando inovações pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais carece de uma investigação quando se pensa nos objetivos do projeto, nas metodologias indicadas e nas ferramentas disponibilizadas/sugeridas e nos custos para as instituições envolvidas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador nesses espaços. A pesquisa é de natureza qualitativa e a construção dos dados ocorreu por meio de observações participada. O referencial teórico indica que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças, essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional, utilizando diferentes ferramentas, dentre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e motivarem o aluno para a aprendizagem. A sala de inovação também foi implementada sob uma diversidade de interpretações em torno do conceito de inovação, o que demostra suas contradições no contexto pedagógico estudado."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID484_TB52_16082024201020.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "halyson.gomes@uece.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente de sala de inovação Google em turmas finais do Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza. A implantação de salas de inovação pela prefeitura de Fortaleza, almejando inovações pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais carece de uma investigação quando se pensa nos objetivos do projeto, nas metodologias indicadas e nas ferramentas disponibilizadas/sugeridas e nos custos para as instituições envolvidas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador nesses espaços. A pesquisa é de natureza qualitativa e a construção dos dados ocorreu por meio de observações participada. O referencial teórico indica que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças, essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional, utilizando diferentes ferramentas, dentre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e motivarem o aluno para a aprendizagem. A sala de inovação também foi implementada sob uma diversidade de interpretações em torno do conceito de inovação, o que demostra suas contradições no contexto pedagógico estudado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.