Este painel reúne estudos interligados pela perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e suas contribuições para a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem. O primeiro estudo analisa a atividade pedagógica no Clube de Matemática, integrando a formação continuada de professores dos anos iniciais ao processo de organização do ensino, indicando que a formação continuada no contexto do Clube e com base na AOE enriquece a aprendizagem e prática docente e a organização do ensino voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Em seguida, trata-se de resultados de uma pesquisa que também tomou o Clube de Matemática como espaço de aprendizagem, analisando o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, em que a ação coletiva no Clube com base na AOE potencializou a apropriação de nexos conceituais e processos de generalização algébrica pelos estudantes. Por fim, apresenta-se a Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e sua aplicação na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), configurando a OPM como articuladora entre universidade e escola e um espaço de aprendizagem com base na AOE que pode enriquecer a organização do ensino para a EJA. Espera-se que este painel corrobore a compreensão da AOE como base teórico-metodológica que fundamenta a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem que têm a escola como referência, potencializando a ação colaborativa, fortalecendo a unidade teórico-prática, enriquecendo a formação continuada e a organização do ensino e contribuindo com a aprendizagem docente e dos estudantes.