ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZADOS A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116003 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZADOS A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO" "resumo" => "Este painel reúne estudos interligados pela perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e suas contribuições para a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem. O primeiro estudo analisa a atividade pedagógica no Clube de Matemática, integrando a formação continuada de professores dos anos iniciais ao processo de organização do ensino, indicando que a formação continuada no contexto do Clube e com base na AOE enriquece a aprendizagem e prática docente e a organização do ensino voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Em seguida, trata-se de resultados de uma pesquisa que também tomou o Clube de Matemática como espaço de aprendizagem, analisando o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, em que a ação coletiva no Clube com base na AOE potencializou a apropriação de nexos conceituais e processos de generalização algébrica pelos estudantes. Por fim, apresenta-se a Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e sua aplicação na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), configurando a OPM como articuladora entre universidade e escola e um espaço de aprendizagem com base na AOE que pode enriquecer a organização do ensino para a EJA. Espera-se que este painel corrobore a compreensão da AOE como base teórico-metodológica que fundamenta a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem que têm a escola como referência, potencializando a ação colaborativa, fortalecendo a unidade teórico-prática, enriquecendo a formação continuada e a organização do ensino e contribuindo com a aprendizagem docente e dos estudantes." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID979_TB91_19082024080813.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fecristy@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116003 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZADOS A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO" "resumo" => "Este painel reúne estudos interligados pela perspectiva teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e suas contribuições para a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem. O primeiro estudo analisa a atividade pedagógica no Clube de Matemática, integrando a formação continuada de professores dos anos iniciais ao processo de organização do ensino, indicando que a formação continuada no contexto do Clube e com base na AOE enriquece a aprendizagem e prática docente e a organização do ensino voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Em seguida, trata-se de resultados de uma pesquisa que também tomou o Clube de Matemática como espaço de aprendizagem, analisando o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, em que a ação coletiva no Clube com base na AOE potencializou a apropriação de nexos conceituais e processos de generalização algébrica pelos estudantes. Por fim, apresenta-se a Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e sua aplicação na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), configurando a OPM como articuladora entre universidade e escola e um espaço de aprendizagem com base na AOE que pode enriquecer a organização do ensino para a EJA. Espera-se que este painel corrobore a compreensão da AOE como base teórico-metodológica que fundamenta a atividade pedagógica em diferentes espaços de aprendizagem que têm a escola como referência, potencializando a ação colaborativa, fortalecendo a unidade teórico-prática, enriquecendo a formação continuada e a organização do ensino e contribuindo com a aprendizagem docente e dos estudantes." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID979_TB91_19082024080813.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fecristy@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }