O apresenta a síntese de um estudo feito sobre a formação continuada de professores a partir das percepções de diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (RS) que atuam nas escolas que participaram do “projeto piloto” de implementação do Novo Ensino Médio (NEM), estabelecido pela Lei n. 13.415/2017. A pesquisa em andamento tem por escopo identificar se os professores receberam formação continuada dos órgãos responsáveis para implementar o novo ensino médio e que tipo de formação receberam. O problema de pesquisa orientador do estudo foi: os professores do ensino médio das escolas-piloto do Rio Grande do Sul receberam formação para operacionalizar o novo ensino médio e que tipo de formação receberam? Está ancorado teoricamente em Fávero e Tonieto (2010), Pimenta (2012), Nóvoa (2022), Freire (2011), entre outros. O estudo apresentado é um recorte de uma pesquisa interinstitucional a respeito das políticas curriculares para o ensino médio com apoio do CNPq. Os resultados demonstram que os professores não receberam formação adequada para colocarem em prática o novo currículo para o ensino médio.