O ensino com o uso da Robótica pode se configurar um elo entre as ciências, superando, por vezes, a segmentação do conhecimento, além de tornar a aula mais prazerosa e atrativa, ampliando as experiências cognitivas dos estudantes. Nesse sentido, emerge-se o seguinte questionamento: como organizar o ensino da Geometria Espacial aliando teoria e prática, tornando as aulas agradáveis e motivadoras, mas sem comprometer a eficiência e eficácia do ensino e a aprendizagem dos conteúdos pelos educandos? Diante deste questionamento disparador, o presente trabalho apresenta, em formato de síntese, detalhes de um projeto de ensino-pesquisa em andamento, baseado na perspectiva teórico-metodológica da intervenção pedagógica. Esta proposta interventivo-pedagógica adota a Robótica Educacional como abordagem didática para o ensino da disciplina de Geometria Espacial, componente curricular da disciplina de Matemática em cursos ofertados no âmbito do Instituto Federal de Rondônia, Campus Calama, situado na cidade de Porto Velho, capital do estado. O desenvolvimento desta pesquisa ocorre mediante o desenvolvimento das quatro fases preconizadas para as pesquisas do tipo intervenção pedagógica: diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Estão planejadas e sendo implementadas oficinas teóricas voltadas ao ensino de conceitos científicos referentes à Geometria Espacial com o uso de ferramentas de Robótica entre estudantes de turmas conduzidas pelo docente-pesquisador responsável pela pesquisa, entre os meses de novembro e dezembro de 2024. As atividades-piloto indicam potencial da Robótica Educacional como abordagem didática no ensino de conceitos típicos da Geometria Espacial, considerados de complexa apropriação pelos estudantes e de difícil transposição didática pelos docentes do referido instituto.