A formação dos professores responsáveis pelo ensino da matemática nos primeiros anos da Educação Básica revela a necessidade intrínseca de superar metodologias tecnicistas que se reduzem a exercícios, trazendo uma nova apropriação de conceitos, novas significações para o ensino de matemática, promovendo a integração entre a linguagem e o desenvolvimento do pensamento teórico de modo interdisciplinar. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da compreensão do movimento histórico-lógico do conceito utilizando a literatura infantil como instrumento mediador em situações desencadeadoras de aprendizagem no contexto de formação inicial em pedagogia. Os pressupostos teóricos são a Teoria Histórico-Cultural em conjunto com a Teoria da Atividade proposta por Leontiev, utilizando o conceito de Atividade Orientadora de Ensino de Moura para a organização do ensino. O experimento formativo se deu na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, com 24 graduandos do curso de Pedagogia promovida na disciplina Práticas Pedagógicas Programadas com a temática do clube de matemática: literatura e conhecimentos algébricos, os dados foram produzidos em 8 encontros e a análise está de acordo a teoria do materialismo histórico-dialético em formato de isolados conforme Caraça, constituídos em uma abordagem multimodal. Esta pesquisa visa contribuir com a formação dos futuros professores, proporcionando-lhes uma base teórica sólida e estratégias metodológicas para a organização do ensino da matemática nos anos iniciais e a possibilidade de organizar o ensino com o objetivo de desenvolver o pensamento teórico de modo intencional.