LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO.
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116036 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1522 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO." "resumo" => "A formação dos professores responsáveis pelo ensino da matemática nos primeiros anos da Educação Básica revela a necessidade intrínseca de superar metodologias tecnicistas que se reduzem a exercícios, trazendo uma nova apropriação de conceitos, novas significações para o ensino de matemática, promovendo a integração entre a linguagem e o desenvolvimento do pensamento teórico de modo interdisciplinar. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da compreensão do movimento histórico-lógico do conceito utilizando a literatura infantil como instrumento mediador em situações desencadeadoras de aprendizagem no contexto de formação inicial em pedagogia. Os pressupostos teóricos são a Teoria Histórico-Cultural em conjunto com a Teoria da Atividade proposta por Leontiev, utilizando o conceito de Atividade Orientadora de Ensino de Moura para a organização do ensino. O experimento formativo se deu na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, com 24 graduandos do curso de Pedagogia promovida na disciplina Práticas Pedagógicas Programadas com a temática do clube de matemática: literatura e conhecimentos algébricos, os dados foram produzidos em 8 encontros e a análise está de acordo a teoria do materialismo histórico-dialético em formato de isolados conforme Caraça, constituídos em uma abordagem multimodal. Esta pesquisa visa contribuir com a formação dos futuros professores, proporcionando-lhes uma base teórica sólida e estratégias metodológicas para a organização do ensino da matemática nos anos iniciais e a possibilidade de organizar o ensino com o objetivo de desenvolver o pensamento teórico de modo intencional." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1522_TB147_09102024094306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELLEN EUFRASIO DE CARVALHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Luciellen C." "autor_email" => "luciellendecarvalhof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116036 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1522 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO." "resumo" => "A formação dos professores responsáveis pelo ensino da matemática nos primeiros anos da Educação Básica revela a necessidade intrínseca de superar metodologias tecnicistas que se reduzem a exercícios, trazendo uma nova apropriação de conceitos, novas significações para o ensino de matemática, promovendo a integração entre a linguagem e o desenvolvimento do pensamento teórico de modo interdisciplinar. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da compreensão do movimento histórico-lógico do conceito utilizando a literatura infantil como instrumento mediador em situações desencadeadoras de aprendizagem no contexto de formação inicial em pedagogia. Os pressupostos teóricos são a Teoria Histórico-Cultural em conjunto com a Teoria da Atividade proposta por Leontiev, utilizando o conceito de Atividade Orientadora de Ensino de Moura para a organização do ensino. O experimento formativo se deu na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, com 24 graduandos do curso de Pedagogia promovida na disciplina Práticas Pedagógicas Programadas com a temática do clube de matemática: literatura e conhecimentos algébricos, os dados foram produzidos em 8 encontros e a análise está de acordo a teoria do materialismo histórico-dialético em formato de isolados conforme Caraça, constituídos em uma abordagem multimodal. Esta pesquisa visa contribuir com a formação dos futuros professores, proporcionando-lhes uma base teórica sólida e estratégias metodológicas para a organização do ensino da matemática nos anos iniciais e a possibilidade de organizar o ensino com o objetivo de desenvolver o pensamento teórico de modo intencional." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1522_TB147_09102024094306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELLEN EUFRASIO DE CARVALHO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Luciellen C." "autor_email" => "luciellendecarvalhof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }