Este trabalho está relacionado ao projeto de pesquisa “Assessoramento pedagógico na educação superior, desenvolvimento profissional e elementos constitutivos da Didática Sensível” (CAEE XXXXXXX), vinculado a linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (XXXXX), ao projeto de pesquisa guarda-chuva XXXXX XXXXXX), ao XXXXX - Grupo XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX. O recorte do estudo para este pôster consiste em apresentar a Didática Sensível na educação superior, conforme proposto por (d'Ávila, 2023; Autora 1, 2022). Didática Sensível é uma das didáticas críticas emergentes que foram mapeadas por Pimenta (2023), um mapa provisório de tendências críticas recentes no campo da didática que emergiram ou foram reconfiguradas. O XXXXX entre 2019 e 2024 tem pesquisado e produzido sobre perspectivas didáticas emergentes (Didática Intercultural e decolonial; Didática Multidimensional Crítico-Emancipatória; Didática na perspectiva fenomenológica; Didática Sensível; didática complexa e transdisciplinar; Didática, Criatividade e Escolas Criativas. A Didática Sensível é resultado de uma síntese integradora entre inteligibilidade e sensibilidade que visa estimular novas compreensões e condutas que levem a formação de pessoas éticas, críticas, criativas, sensíveis e autorais que se afetam com as questões locais e globais, ou seja, que sejam capazes de se posicionarem em prol de uma vida cidadã, ética e democrática.