O trabalho pedagógico na Educação Infantil é permeado por inúmeros desafios, dentre eles, promover experiências que valorizem a criança em seu processo integral de desenvolvimento. Foi a partir do reconhecimento desses desafios e da busca por boas referências de práticas na rede pública de ensino que este trabalho buscou compreender as intencionalidades presentes na prática pedagógica com crianças de dois anos, para isso, acompanhou-se a ação pedagógica de uma professora da rede municipal do Recife-PE, mencionada como uma professora de práticas exitosas. Os dados foram coletados através da observação e registo em diário de campo, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Para a discussão dos dados coletados foram utilizados autores como Freire (1997), Franco (2016), Jesus (2021) e Oliveira (2019), os referendados autores nos auxiliaram na compreensão de que a intencionalidade presente na prática da professora pesquisada tinha como objetivo a promoção de experiências significativas às crianças, além disso, constatou-se também a presença de um planejamento baseado em reflexões que levavam em consideração as orientações dos documentos oficiais e valorizavam a fala e os saberes das crianças.