Este painel compreende pesquisas com propostas para pensar sobre como as questões de diversidade implicam no trabalho escolar por diferentes perspectivas: gestão escolar (Diretores e Coordenadores Pedagógicos), professores/as atuantes no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Considerando o cotidiano, a experiência e a cultura escolar, relacionados às abordagens didáticas, torna-se importante refletir sobre o que a escola apresenta e o que precisa fazer diante da realidade que tangencia aspectos sobre gênero, religião, concepções de ciência, sexualidade, desigualdades, marcadores sociais, vulnerabilidade, entre outros. Estudos indicam desafios e problemáticas, na voz dos sujeitos deste cenário, desde mapeamentos bibliográficos até lentes de aumento para olhar a sala de aula. Assim, a primeira pesquisa retrata estudos recentes, indicando fatores nas atribuições de gestores escolares que implicam na permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade por diferentes variáveis. Na complexidade do contexto escolar, diante de vários conflitos e discussões, as trajetórias religiosas, familiares, sociais e acadêmicas podem trazer implicações nas práticas pedagógicas, conforme aponta a segunda pesquisa procurando compreender as disposições do habitus, principalmente aquelas relacionadas à religião, que interferem nas concepções das professoras frente às demandas sobre gênero. Aprofundando o debate sobre a temática da diversidade, considerando a escola como território educativo democrático, plural e inclusivo, a terceira pesquisa indica a necessidade de repensar práticas, respeitando a igualdade na diferença, em uma relação dialética em que o reconhecimento ganha destaque, os resultados apontam para a importância de ações formativas para as demandas escolares, indicando potencialidades, mapeando fragilidades e contribuindo para a prática docente.