Há anos a temática da inclusão vem crescendo cada vez mais num contexto mundial, buscando promover a igualdade para Pessoas com Deficiência (PcD). Diante disso, essa pesquisa buscou analisar publicações em anais do CONBRACE (2019, 2021 e 2023), identificando elementos centrais para o trato com o conhecimento da Educação Física (EFE) incluindo PcDs e, que possibilite à escola exercer sua função no desenvolvimento humano. O levantamento foi feito através da página do CONBRACE na internet e a busca foi realizada especificamente nos Grupos de Trabalho Temático (GTT) 5 e 8. Foram encontrados um total de vinte e oito trabalhos, porém, somente cinco apresentam elementos centrais para o trato com o conhecimento da EFE no ensino que inclua as PcD. Para a análise, foi considerada a proposta de Severino (2014), dividida em três momentos: análise textual, análise temática e análise interpretativa. Ao relatarem o trato da cultura corporal, possibilitando a participação efetiva dos alunos PcDs nas ações desenvolvidas, identificou-se os seguintes elementos: a brincadeira como uma forma de desenvolvimento da linguagem; a socialização como uma possibilidade de prática inclusiva em espaços formais de educação; a equoterapia como um recurso didático; os docentes como responsáveis pelo desenvolvimento de prática pedagógicas inclusivas; jogos eletrônicos. Conclui-se que há necessidade de mais ações visando incluir as PcD nas escolas, bem como da publicação de relatos de aulas desenvolvidas tematizando o conhecimento da EFE, expondo os elementos centrais para o trato com esse conhecimento e, que possibilite à escola exercer sua função no desenvolvimento humano.