Pesquisas recentes, na área de formação de professores, têm evidenciado a crise das licenciaturas frente aos desafios da escola pública, dos atuais cenários de crescente luta pela educação e reconhecimento da diversidade, assim como o contexto de baixa atratividade pela carreira docente. Partindo dessas inquietações, este projeto de pesquisa define como objetivo principal: analisar concepções sobre a formação de professores e a docência na educação escolar, presentes em documentos curriculares e nas políticas institucionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Insere-se no contexto de uma pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Educadores (GEPEFE/FE-USP), intitulada Políticas institucionais para cursos de licenciatura de instituições de educação superior públicas brasileiras: possibilidades contra-hegemônicas. A investigação de cunho qualitativo, cujas bases epistemológicas se aproximam da dialética materialista histórica, adota as seguintes categorias teóricas de análise: totalidade, historicidade, contradição e práxis. O estudo de caso único e exploratório foi a abordagem metodológica escolhida para o estudo que utiliza a análise documental empreendida, recorrendo a documentos como o projeto pedagógico de curso, projetos e planos institucionais voltados para a formação de professores. Para tanto, a pesquisa dialoga com produções que apresentam reflexões, em torno do eixo Pedagogia, Didática e formação de professores, com destaque para Pimenta; Pimenta e Lima; Giroux; Freire.