O texto apresenta uma pesquisa de doutorado intitulada “Formação Continuada de Professores para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: Contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino” que teve como objetivo investigar as contribuições teóricas e metodológicas da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para o processo de organização da formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A pesquisa faz parte de uma investigação coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH-Mat), envolveu um experimento formativo realizado com professores que ensinam matemática em um cenário específico e coletivo, promovendo a tomada de consciência e a objetivação de conhecimentos algébricos por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem. A análise multimodal dos registros semióticos captados durante os encontros revelou indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico entre os professores. Os resultados demonstram que a tomada de consciência dos conceitos algébricos pelos professores impacta diretamente em suas práticas docentes.