O presente trabalho constitui a etapa inicial de um projeto de pesquisa de pós-doutorado, em andamento, que tem como objetivo investigar a dinamicidade do fenômeno representacional da matemática escolar por professores dos anos iniciais da Educação Básica e suas implicações culturais e afetivas. Nessa etapa, mapeou-se os elementos de RS da matemática escolar a partir de um conjunto de trabalhos já existentes na literatura. Definiu-se, inicialmente, os descritores: RS, matemática escolar, matemática, disciplina escolar, fazendo-se a associação entre eles por meio do operador boleano AND. As bases de dados consultadas foram: catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Scientific Electronic Library Online. Não se determinou período de publicação. Como critério de seleção dos trabalhos, escolheu-se 15 trabalhos cujos títulos estivessem relacionados com problema de pesquisa. Passou-se à leitura dos resumos, a fim de delimitar o campo de produção acadêmica em que este estudo se insere. A matemática parece corporificar-se na imagem da “máquina de calcular”. Há uma supervalorização do ensino e memorização de procedimentos e algoritmos, priorizando-se as operações e os conjuntos numéricos. Esses estudos são, majoritariamente, descritivos. A fim de se obter inferências qualitativamente diferentes, propõe-se investigar a dinâmica do fenômeno representacional. Almeja-se contribuir com a formulação de políticas educacionais que oportunizem intervenções que incidam em aspectos psicossociais necessários ao desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.