Essa pesquisa de doutorado visa investigar as estratégias de professores do ensino técnico integrado ao médio para estimular o aprendizado, em meio à crise de identidade do ensino médio no Brasil. Hoje o ensino médio é marcado pela apatia dos alunos, altas taxas de evasão e desconexão entre currículo e expectativas discentes. Para discutir esse cenário e apontar estratégia de superação, nos aproximamos dos estudos Jorge Larrosa, para, a partir da origem etimológica do termo "escola" do grego "skholé" (tempo livre), destacarmos a escola como espaço de reflexão das práticas de ensino e desenvolvimento intelectual, sendo local não apenas de transmissão de conhecimentos, mas de formação de identidades, crescimento pessoal e acadêmico. A aposta é pensar a escola como uma "língua" na qual a afetividade entre professores e alunos é vista como possibilidade para o encantamento pela escola, criando um ambiente onde há valorização mútua. A proposta enfatiza como introduzir os estudantes na escola de maneira acolhedora, oferecendo-lhes tempo e espaço para pensar, estudar e explorar o mundo. Essa abordagem educacional foca em engajar os estudantes na escola, permitindo-lhes desenvolver-se como aprendizes e desfrutar da experiência educacional. Ao adotar como metodologia a observação e correspondências, pretendemos apontar práticas pedagógicas eficazes e transformar a experiência educacional mais significativa diante dos desafios da educação brasileira contemporânea.