O presente estudo emergiu de uma experiência formativa desenvolvida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará voltada ao debate sobre a Didática na América Latina. O painel articula experiências e olhares de diferentes instituições do Brasil e do Chile, com o objetivo de compreender, a partir da Didática Crítica, as relações que se estabelecem entre (des)humanização, formação de professores e exercício profissional docente no contexto educacional contemporâneo. O primeiro trabalho, intitulado “A Didática Crítica no percurso formativo de pós-graduandos em Educação no Ceará”, objetivou compreender avanços e desafios do desenvolvimento da Didática Crítica presentes nas trajetórias formativas e profissionais de pós-graduandos em educação. O segundo trabalho, que tem como título “A materialidade da experiência de formação em Didática Crítica: o planejamento em foco”, discutiu possibilidades para o desenvolvimento da Didática Crítica nas trajetórias formativas e profissionais de pós-graduandos em educação. O terceiro trabalho, denominado “A Didática Histórico-Crítica e a necessária formação da consciência pedagógica do professor” refletiu sobre os principais resultados de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito dos estudos realizados na Disciplina de Didática nos cursos de licenciaturas, considerando a necessidade imperativa da consciência pedagógica do professor. Os resultados apontam: i) elementos comuns, associados ao avanço do neoliberalismo nas políticas educacionais, tensionando de forma importante os compromissos formativos da escola e do trabalho docente; ii) elementos específicos que dizem respeito às trajetórias históricas e às marcas identitárias dos diferentes contextos que materializam dialeticamente ações de adesão e resistência às mencionadas políticas.