Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de pesquisas sobre formação continuada de professores envolvendo a Teoria Histórico-Cultural e conceitos geométricos. Evidencia-se resultados de uma análise qualitativa, por meio dos procedimentos metodológicos de uma RSL, com objetivo de compreender o movimento da formação docente na Teoria Histórico-Cultural. Utilizou-se o recurso tecnológico BUSCAd como mecanismo de buscas em diferentes bases de dados, importação, tratamentos das pesquisas científicas, e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Foram encontrados 118 trabalhos, que após aplicação dos critérios estabelecidos, foram selecionadas uma dissertação e uma tese para serem analisadas para responder o objetivo de pesquisa. Os resultados apontam que a utilização dessa teoria em formação continuada de professores que ensinam Matemática com o aporte teórico-metodológico relacionadas à geometria ainda são escassas. A análise dos trabalhos selecionados permitiu verificar pontos de convergência dos trabalhos, relacionados a Teoria Histórico-Cultural, como por exemplo, a análise de dados realizada por meio de unidades de análise que permite observar o fenômeno em sua totalidade e oferece uma análise mais aprofundada dos dados.