Este painel tem como objetivo explorar as complexas relações entre os marcadores sociais de diferença e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando os desafios e as possibilidades para a promoção da diversidade, inclusão e equidade educacional. Inscrito no eixo temático: saberes da didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos. O primeiro artigo, resultado de uma pesquisa documental, analisa os significados atribuídos à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil à luz do Decreto nº 12.048/2024, que institui o Novo Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. O segundo artigo discute a respeito do impacto do desmonte das políticas públicas na EJA através de uma análise documental. O estudo revela como as recentes mudanças e retrocessos têm afetado negativamente o acesso e a qualidade da educação para jovens e adultos, sem valorizar as diversidades, tem intensificando as desigualdades nos territórios educativos. O terceiro artigo examina a importância da alfabetização afrocentrada para o empoderamento e protagonismo de mulheres negras na EJA. Para além dos saberes da didática, a EJA reflete a diversidades e desigualdades no Brasil. Baseando-se em uma abordagem qualitativa, o estudo descreve a experiência vivida por estudantes autodeclaradas negras, pretas ou pardas, matriculadas na alfabetização da EJA em uma escola pública. As reflexões são embasadas nos princípios da Educação Afrocentrada, destacando seu impacto positivo no contexto educacional. Os estudos apontam o que muitos são desafios e possibilidades para uma educação de jovens e adultos democrática que respeite a diversidade, inclusão e a equidade.