A MEDIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116379 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 1958 "titulo" => "A MEDIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa teórica realizada em banco de dissertações publicadas entre 2020-2024, na base de dados da plataforma CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com enfoque na mediação pedagógica no ciclo de alfabetização sob à luz da teoria histórico-cultural. No cenário atual observamos um processo de alfabetização que deixa dúvidas quanto a compreensão da mediação pedagógica fundamentada nas contribuições da teoria vygotskyana, ou seja, um ensino e aprendizagem que possibilitem às crianças matriculadas no ciclo de alfabetização pleno acesso aos conhecimentos científicos históricos acumulados pela humanidade. Desse modo, o objetivo deste trabalho é fomentar o debate sobre a mediação pedagógica no ciclo de alfabetização no viés da perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram a importância da mediação pedagógica no processo de formação de leitores e escritores na sociedade contemporânea. Concluiu-se que a Teoria Histórico-Cultural permitiu refletir sobre a necessidade de compreender a mediação entre sujeitos-objeto de conhecimento, possibilitando repensar experiências de alfabetização que favoreçam a sua função social. A revisão da literatura realizada desempenhou um papel crucial na área da mediação pedagógica, alfabetização e Teoria Histórico-Cultural, permitindo identificar e sintetizar o conhecimento existente, destacando tendências, lacunas e contribuições significativas em um tempo histórico." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1958_TB639_10102024130337.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSERMANY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUSER GOMES" "autor_email" => "susermanyferreiragomesg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116379 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 1958 "titulo" => "A MEDIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO SOB A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa teórica realizada em banco de dissertações publicadas entre 2020-2024, na base de dados da plataforma CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com enfoque na mediação pedagógica no ciclo de alfabetização sob à luz da teoria histórico-cultural. No cenário atual observamos um processo de alfabetização que deixa dúvidas quanto a compreensão da mediação pedagógica fundamentada nas contribuições da teoria vygotskyana, ou seja, um ensino e aprendizagem que possibilitem às crianças matriculadas no ciclo de alfabetização pleno acesso aos conhecimentos científicos históricos acumulados pela humanidade. Desse modo, o objetivo deste trabalho é fomentar o debate sobre a mediação pedagógica no ciclo de alfabetização no viés da perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram a importância da mediação pedagógica no processo de formação de leitores e escritores na sociedade contemporânea. Concluiu-se que a Teoria Histórico-Cultural permitiu refletir sobre a necessidade de compreender a mediação entre sujeitos-objeto de conhecimento, possibilitando repensar experiências de alfabetização que favoreçam a sua função social. A revisão da literatura realizada desempenhou um papel crucial na área da mediação pedagógica, alfabetização e Teoria Histórico-Cultural, permitindo identificar e sintetizar o conhecimento existente, destacando tendências, lacunas e contribuições significativas em um tempo histórico." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1958_TB639_10102024130337.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSERMANY FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUSER GOMES" "autor_email" => "susermanyferreiragomesg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }