os processos didáticos, como aprendizagem, planejamento, objetivo e metodologia. Este estudo compreende o Campo da Didática a partir de três diretrizes conceituais: ramo da Pedagogia, componente curricular e trabalho docente (MARTIN-FRANCHI, 2022; LIBÂNEO, 2013; LONGAREZI; PUENTES, 2011a, 2011b, 2017). A Didática é categorizada em três âmbitos principais: Investigativo, Disciplinar e Profissional (LONGAREZI; PUENTES, 2017), cada um relacionado às diretrizes conceituais que definem o campo. Os estudos no âmbito Investigativo predominam, representando 69,7% das dissertações analisadas. Essas pesquisas exploram o ensino, os processos de ensino-aprendizagem e a prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos em Didática. Em contraste, o âmbito Disciplinar é menos explorado, com apenas 10 dissertações identificadas. Este âmbito aborda o desenvolvimento da Didática como disciplina acadêmica e é essencial na formação de professores, embora pareça receber menos atenção na pesquisa atual. O âmbito Profissional ocupa uma posição intermediária, com 28,7% das dissertações. Este âmbito apresenta centralidade no desenvolvimento didático-pedagógico dos professores, práticas pedagógicas, métodos de ensino e avaliação, evidenciando a preocupação com a formação continuada dos professores. A análise revela uma distribuição desigual entre os âmbitos Disciplinar, Investigativo e Profissional, indicando a necessidade de incentivar mais pesquisas no âmbito Disciplinar para fortalecer cada vez mais a base teórica da Didática como disciplina acadêmica. Este estudo destaca a importância de equilibrar as pesquisa para enriquecer o campo da Didática e promover uma formação de professores mais integrada.