O PAPEL DA GEOGRAFIA NA PERCEPÇÃO DE RISCO À DESASTRES NATURAIS
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 117908 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "O PAPEL DA GEOGRAFIA NA PERCEPÇÃO DE RISCO À DESASTRES NATURAIS" "resumo" => "O presente trabalho faz parte do Programa de Incentivo à Docência na Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Prodocência UERJ) e discute o Papel da Geografia no estudo da Percepção de Risco à Desastres Naturais, visando elaborar estratégias de ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos geográficos. De modo específico, pretende-se mostrar a necessidade de se incentivar a educação em desastres. No material desenvolvido serão abordados temas fundamentais para a construção da percepção de riscos a desastres naturais pelos alunos, apresentando situações que podem ocorrer na comunidade onde esses alunos estão inseridos, como a periodicidade de eventos pluviométricos, os riscos de deslizamentos e as condutas que a população local deve tomar em situações de risco. Desse modo, elaborou-se uma cartilha sobre percepção de riscos a desastres, tratando sobre conteúdos e medidas preventivas necessárias ao estar inserido em um contexto de desastres naturais. A percepção de risco pode envolver de acordo com Alves e Oliveira (2017), as experiências das pessoas com desastres, o conhecimento geográfico dos eventos, características sociais, assim como a localização e a proximidade das fontes de perigo. Nesse contexto, a cartilha elaborada através do Programa de Incentivo a Docência na Graduação cujo título é “Percepção de Risco e Educação em Desastres”, elaborados por Araújo (2023) e Neves (2023) e organizadas por Brandão (2023) foi realizada através de pequenos textos e ilustrações sobre determinados fenômenos, além de orientações sobre as medidas que devem ser tomadas em determinadas situações específicas de risco." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID641_TB348_13082024152833.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR ABRAHÃO NEVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "joao.abrahao.neves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 117908 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 641 "titulo" => "O PAPEL DA GEOGRAFIA NA PERCEPÇÃO DE RISCO À DESASTRES NATURAIS" "resumo" => "O presente trabalho faz parte do Programa de Incentivo à Docência na Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Prodocência UERJ) e discute o Papel da Geografia no estudo da Percepção de Risco à Desastres Naturais, visando elaborar estratégias de ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos geográficos. De modo específico, pretende-se mostrar a necessidade de se incentivar a educação em desastres. No material desenvolvido serão abordados temas fundamentais para a construção da percepção de riscos a desastres naturais pelos alunos, apresentando situações que podem ocorrer na comunidade onde esses alunos estão inseridos, como a periodicidade de eventos pluviométricos, os riscos de deslizamentos e as condutas que a população local deve tomar em situações de risco. Desse modo, elaborou-se uma cartilha sobre percepção de riscos a desastres, tratando sobre conteúdos e medidas preventivas necessárias ao estar inserido em um contexto de desastres naturais. A percepção de risco pode envolver de acordo com Alves e Oliveira (2017), as experiências das pessoas com desastres, o conhecimento geográfico dos eventos, características sociais, assim como a localização e a proximidade das fontes de perigo. Nesse contexto, a cartilha elaborada através do Programa de Incentivo a Docência na Graduação cujo título é “Percepção de Risco e Educação em Desastres”, elaborados por Araújo (2023) e Neves (2023) e organizadas por Brandão (2023) foi realizada através de pequenos textos e ilustrações sobre determinados fenômenos, além de orientações sobre as medidas que devem ser tomadas em determinadas situações específicas de risco." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID641_TB348_13082024152833.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR ABRAHÃO NEVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "joao.abrahao.neves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }