ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE MATEMÁTICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1259 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE MATEMÁTICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "RESUMO: Este pôster relata a experiência de monitoria das disciplinas Matemática Elementar e Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, durante os períodos 2011.1 e 2011.2, a apresentar algumas contribuições do monitor na formação matemática de professores polivalentes, uma vez que a maioria dos licenciados que adentram nos cursos de Pedagogia opta por essa formação com a finalidade de se esquivar dos conhecimentos próprios das disciplinas exatas. A princípio percebe que existe uma aversão dos licenciandos as disciplinas de matemática e o temor no desempenho nas atividades a serem realizadas. Como embasamento teórico do presente trabalho, tem-se as contribuições de estudos do Campo de Pesquisa da Educação Matemática, além de considerar as orientações apresentadas no Parâmetro Curricular Nacional – PCN para o ensino da Matemática. Com base nas atividades realizadas, das vivencias nas aulas e nos acompanhamentos com esses futuros pedagogos, pode concluir que o monitor tem papel fundamental para o bom andamento dos trabalhos destas disciplinas; é justamente ele quem vai estabelecer o elo entre o professor e os alunos, tanto em sala de aula como fora dela. O monitor pode auxiliar ao professor tanto na elaboração, organização e criação dos materiais didáticos quanto no processo de mediação dos alunos, seja durante a ministração das aulas, seja nos horários de atendimento individual. Ademais, a experiência de monitoria pode ser um grande incentivo à formação docente, sendo um espaço de formação profissional, pois potencializa a interação do discente no universo acadêmico e no tratamento dado à matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MONITOR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO PEREIRA" "autor_email" => "juliopereira86@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1259 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE MATEMÁTICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "RESUMO: Este pôster relata a experiência de monitoria das disciplinas Matemática Elementar e Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, durante os períodos 2011.1 e 2011.2, a apresentar algumas contribuições do monitor na formação matemática de professores polivalentes, uma vez que a maioria dos licenciados que adentram nos cursos de Pedagogia opta por essa formação com a finalidade de se esquivar dos conhecimentos próprios das disciplinas exatas. A princípio percebe que existe uma aversão dos licenciandos as disciplinas de matemática e o temor no desempenho nas atividades a serem realizadas. Como embasamento teórico do presente trabalho, tem-se as contribuições de estudos do Campo de Pesquisa da Educação Matemática, além de considerar as orientações apresentadas no Parâmetro Curricular Nacional – PCN para o ensino da Matemática. Com base nas atividades realizadas, das vivencias nas aulas e nos acompanhamentos com esses futuros pedagogos, pode concluir que o monitor tem papel fundamental para o bom andamento dos trabalhos destas disciplinas; é justamente ele quem vai estabelecer o elo entre o professor e os alunos, tanto em sala de aula como fora dela. O monitor pode auxiliar ao professor tanto na elaboração, organização e criação dos materiais didáticos quanto no processo de mediação dos alunos, seja durante a ministração das aulas, seja nos horários de atendimento individual. Ademais, a experiência de monitoria pode ser um grande incentivo à formação docente, sendo um espaço de formação profissional, pois potencializa a interação do discente no universo acadêmico e no tratamento dado à matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, MONITOR, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO PEREIRA" "autor_email" => "juliopereira86@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }