A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 159 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "Desmotivação, Relação professor-aluno, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "51d92be1c60d1db1d2e5e7a07da55b26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELENICE" "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 159 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE EM AULAS DE LEITURA: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (PPPs), no segundo período do Curso de pedagogia – do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Para tanto, elaboramos um projeto a ser operacionalizado nas etapas posteriores deste componente. Nossa análise está centrada na desmotivação do aluno nas aulas de leitura, em seu processo de ensino-aprendizagem, em que enfocaremos especificamente, os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma turma de uma escola pública do município de Rafael-Fernandes/RN. Buscando compreender os fatores intrínsecos e extrínsecos da desmotivação discente nas aulas de leitura e também como a prática docente pode colaborar para a aprendizagem significativa dos mesmos, iremos adotar a pesquisa bibliográfica, além de pesquisa de campo, observações da prática docente do professor de Língua Portuguesa e questionários destinados a docentes e discentes. Nossa fundamentação teórica será baseada em autores como Tapia (1999), Guimarães (2001) e Bzuneck (2001). Com bases nesses conhecimentos levantaremos as possíveis hipóteses para detectar as causas/motivos da desmotivação do aluno, e assim, buscaremos estratégias para o aprimoramento do individuo enquanto sujeito ativo no seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "Desmotivação, Relação professor-aluno, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "51d92be1c60d1db1d2e5e7a07da55b26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELENICE" "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }