A CONCEPÇÃO E O TRABALHO DOS PROFESSORES COM A LITERATURA INFANTIL NA COMUNIDADE DE VILA AMAZÔNIA EM PARINTINS
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17439 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "A CONCEPÇÃO E O TRABALHO DOS PROFESSORES COM A LITERATURA INFANTIL NA COMUNIDADE DE VILA AMAZÔNIA EM PARINTINS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos professores sobre a literatura infantil e seus trabalhos com esses tipos de texto na Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka em Parintins. Pretende-se mostrar a necessidade do conhecimento do professor sobre o assunto, ou seja, o domínio no processo de leitura junto ao conhecimento da Literatura Infantil. Levando em consideração que é preciso que a criança passe por um processo que inicia-se com leituras de imagem, e depois leitura de imagem precedidas de narrativas curtas e que ao longo do percurso vão se ampliando, pois é seguindo esses processos de leitura que o professor estará fazendo de forma apropriada o trabalho com os livros, resultando em uma apoio importante para formação de leitores críticos. O que deve ser ressaltado é que esses procedimentos exigem um trabalho minucioso com a literatura que por muitos é taxada de não literária, estando dificilmente inserida no contexto acadêmico, mas que é de suma importância para iniciação a leitura. Busca-se com tudo abordar a necessidade do mediador da leitura, o “professor”, trabalhar corretamente os livros infantis, levando em consideração que o importante é que o aluno encontre na leitura algo prazeroso, significando uma forma de lazer e não um exercício feito por obrigação. Considerando a leitura um hábito importante para a formação de uma criança, devendo ser incentivado por intermédio principalmente do professor, que tem por obrigação fazer um apropriado trabalho com textos voltados para o público infantil, espera-se contribuir e ressaltar o valor dessa temática. Os tópicos foram divididos em Quatro partes: na primeira parte, abordasse a concepção de leitura de mundo e em seguida a Literatura Infantil, por conseguinte o papel do professor para relacionar essa leitura do texto com o contexto e por último foi recolhido matérias de entrevistas feitas com professores dessa área que serviram para dar o suporte a pesquisa. A abordagem metodológica ocorreu em duas etapas: a primeira com a pesquisa bibliográfica. A segunda foi o momento da pesquisa descritiva sendo de cunho qualitativo, por uso de entrevista semiestruturada aplicada a 07 professores da instituição Tsukasa Uyetsuka." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares" "palavra_chave" => "LEITURA DE MUNDO, LITERATURA INFANTIL, PRÁTICA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID218_13102015182456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN SERGILENE MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "KAREN GOMES" "autor_email" => "karensergilene.mgomes@out" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17439 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "A CONCEPÇÃO E O TRABALHO DOS PROFESSORES COM A LITERATURA INFANTIL NA COMUNIDADE DE VILA AMAZÔNIA EM PARINTINS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos professores sobre a literatura infantil e seus trabalhos com esses tipos de texto na Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka em Parintins. Pretende-se mostrar a necessidade do conhecimento do professor sobre o assunto, ou seja, o domínio no processo de leitura junto ao conhecimento da Literatura Infantil. Levando em consideração que é preciso que a criança passe por um processo que inicia-se com leituras de imagem, e depois leitura de imagem precedidas de narrativas curtas e que ao longo do percurso vão se ampliando, pois é seguindo esses processos de leitura que o professor estará fazendo de forma apropriada o trabalho com os livros, resultando em uma apoio importante para formação de leitores críticos. O que deve ser ressaltado é que esses procedimentos exigem um trabalho minucioso com a literatura que por muitos é taxada de não literária, estando dificilmente inserida no contexto acadêmico, mas que é de suma importância para iniciação a leitura. Busca-se com tudo abordar a necessidade do mediador da leitura, o “professor”, trabalhar corretamente os livros infantis, levando em consideração que o importante é que o aluno encontre na leitura algo prazeroso, significando uma forma de lazer e não um exercício feito por obrigação. Considerando a leitura um hábito importante para a formação de uma criança, devendo ser incentivado por intermédio principalmente do professor, que tem por obrigação fazer um apropriado trabalho com textos voltados para o público infantil, espera-se contribuir e ressaltar o valor dessa temática. Os tópicos foram divididos em Quatro partes: na primeira parte, abordasse a concepção de leitura de mundo e em seguida a Literatura Infantil, por conseguinte o papel do professor para relacionar essa leitura do texto com o contexto e por último foi recolhido matérias de entrevistas feitas com professores dessa área que serviram para dar o suporte a pesquisa. A abordagem metodológica ocorreu em duas etapas: a primeira com a pesquisa bibliográfica. A segunda foi o momento da pesquisa descritiva sendo de cunho qualitativo, por uso de entrevista semiestruturada aplicada a 07 professores da instituição Tsukasa Uyetsuka." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares" "palavra_chave" => "LEITURA DE MUNDO, LITERATURA INFANTIL, PRÁTICA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID218_13102015182456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN SERGILENE MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "KAREN GOMES" "autor_email" => "karensergilene.mgomes@out" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }