A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17464 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP" "resumo" => "Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade. Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID757_23102015155655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY DAYANY DE SOUZA PARÁ" "autor_nome_curto" => "KELLY DAYANY" "autor_email" => "kellyday_1389@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17464 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA/CESP" "resumo" => "Oficinas pedagógicas são atividades práticas realizadas visando uma maior compreensão dos conteúdos a serem ensinados aos alunos, com estratégias didáticas previamente planejadas e elaboradas. Sabendo que como professores em formação, é preciso de prática nas escolas para conhecer a realidade e interligar essa experiência com as teorias aprendidas na universidade. Com isso, este artigo tem por objetivo analisar se as oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID influenciam na formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/CESP. Embasado em autores como Demo (2004), Santos (2008), Martins e Figueiredo (2011), entre outros. A pesquisa teve como metodologia observação direta e participativa por parte dos integrantes do PIBID em uma escola estadual no município de Parintins. As discussões foram em torno do desenvolvimento das oficinas pedagógicas e sua relevância tanto para a aprendizagem dos alunos e professores da escola quanto para os acadêmicos em formação. Concluindo-se que ao serem realizadas essas oficinas, os acadêmicos do curso de Pedagogia obtiveram bastante experiência em sua formação, podendo assim futuramente fazer diferença em sua prática como docente. Sabendo-se que pode haver falhas na execução desse trabalho, no entanto há diversos meios de melhorar essas dificuldades, buscando sempre a meta em promover a aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID757_23102015155655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY DAYANY DE SOUZA PARÁ" "autor_nome_curto" => "KELLY DAYANY" "autor_email" => "kellyday_1389@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }