CAMINHOS PERCORRIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17515 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 930 "titulo" => "CAMINHOS PERCORRIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO" "resumo" => "Este estudo consiste em uma breve reflexão sobre a trajetória percorrida da Educação de Jovens e Adultos no contexto brasileiro e seus reflexos na modalidade nos dias atuais. Para iniciarmos essa reflexão, consideramos alguns aspectos: a história da Educação de Jovens e Adultos e como estes sujeitos são vistos. Assim, ao analisarmos a História, podemos notar que a Educação de Jovens e Adultos foi compreendida a partir de diferentes olhares, influenciada diretamente pelos ideais e intenções políticas de cada época. A cada percepção, os jovens e adultos eram compreendidos por uma perspectiva distinta. Para embasarmos nossa discussão fizemos um breve levantamento bibliográfico, trazemos as contribuições Cunha (1995), Haddad e Di Pierro (2000), Martins (2005), Rodrigues e Silva( 2009) e Volpe(2009- 2004). Estes estudiosos revelam que muitas vezes, a escolarização é reconhecida como mecanismo para proporcionar o desenvolvimento do país e do bem estar social, possibilitando melhor desempenho no trabalho, e nas relações com a família e sociedade. Após a reflexão proposta nesse trabalho, concluímos que ao conhecermos e refletirmos sobre o caminho que a Educação de Jovens e Adultos percorreu até chegar aos dias de hoje, podemos perceber as fortes influências do processo histórico na EJA atual. consideramos que muito já foi realizado, mas foram poucos avanços e não podemos nos acomodar, pois acreditamos que só assim conquistados, possibilitaremos que os direitos desses sujeitos da modalidade sejam assegurados e a EJA seja reconfigurada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Juventude, Educação Popular e de Pessoas Jovens e Adultos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, INFLUÊNCIA POLÍTICA;, DIREITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA14_ID930_23102015102950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAILIANE DE FATIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAILIANE SOUZA" "autor_email" => "dailiane.jf@hotmail.com" "autor_ies" => "UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17515 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 930 "titulo" => "CAMINHOS PERCORRIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO BRASILEIRO" "resumo" => "Este estudo consiste em uma breve reflexão sobre a trajetória percorrida da Educação de Jovens e Adultos no contexto brasileiro e seus reflexos na modalidade nos dias atuais. Para iniciarmos essa reflexão, consideramos alguns aspectos: a história da Educação de Jovens e Adultos e como estes sujeitos são vistos. Assim, ao analisarmos a História, podemos notar que a Educação de Jovens e Adultos foi compreendida a partir de diferentes olhares, influenciada diretamente pelos ideais e intenções políticas de cada época. A cada percepção, os jovens e adultos eram compreendidos por uma perspectiva distinta. Para embasarmos nossa discussão fizemos um breve levantamento bibliográfico, trazemos as contribuições Cunha (1995), Haddad e Di Pierro (2000), Martins (2005), Rodrigues e Silva( 2009) e Volpe(2009- 2004). Estes estudiosos revelam que muitas vezes, a escolarização é reconhecida como mecanismo para proporcionar o desenvolvimento do país e do bem estar social, possibilitando melhor desempenho no trabalho, e nas relações com a família e sociedade. Após a reflexão proposta nesse trabalho, concluímos que ao conhecermos e refletirmos sobre o caminho que a Educação de Jovens e Adultos percorreu até chegar aos dias de hoje, podemos perceber as fortes influências do processo histórico na EJA atual. consideramos que muito já foi realizado, mas foram poucos avanços e não podemos nos acomodar, pois acreditamos que só assim conquistados, possibilitaremos que os direitos desses sujeitos da modalidade sejam assegurados e a EJA seja reconfigurada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Juventude, Educação Popular e de Pessoas Jovens e Adultos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, INFLUÊNCIA POLÍTICA;, DIREITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA14_ID930_23102015102950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAILIANE DE FATIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAILIANE SOUZA" "autor_email" => "dailiane.jf@hotmail.com" "autor_ies" => "UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }