ENTRE SABERES E FAZERES: AS NARRATIVAS DE DONA PRETINHA
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17567 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "ENTRE SABERES E FAZERES: AS NARRATIVAS DE DONA PRETINHA" "resumo" => "Este artigo expõe experiências recorrentes na trajetória de uma professora da rede estadual de ensino de Apodi/Rio Grande do Norte. Como o objeto central da pesquisa é a análise da prática pedagógica definimos como objetivo conhecer quais as estratégias didáticas praticadas, em sala de aula, contribuíam para a organização do processo formativo dos alunos. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. A pesquisa bibliográfica respaldou teoricamente este trabalho. A abordagem biográfica representou o caminho para a (re)construção de memórias acerca dos aprendizados adquiridos e ensinamentos deixados durante o exercício da profissão professor. O sujeito da pesquisa foi a senhora Francisca Ferrei da Costa Maia, conhecida como Dona Pretinha de Boré, docente aposentada da rede pública de Apodi/RN. O instrumento de pesquisa utilizado para a construção dos dados foi a entrevista semiestruturada que focalizou questões sobre a trajetória de vida, formação e prática pedagógica da docente. Observamos que as narrativas de Dona Pretinha estão carregadas de significados de vida e saberes que manifestam a construção da identidade de uma educadora que narra de sua pertença, de seu ethos e de sua paixão pela arte de ensinar, permitindo a ressignificação dos saberes e fazeres em sala de aula. Concluímos, por meio do saber ser e fazer da professora, que os saberes acadêmicos dialogam com os saberes da prática ao resgatarem a construção dos plurais territórios de aprendizagens. As narrativas de Dona Pretinha evocam o ser e o fazer como a arte de aprender e de ensinar na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares" "palavra_chave" => "ARTE DE ENSINAR, PRÁTICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID678_11102015100204.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA MAIA NOBRE" "autor_nome_curto" => "ELLEN NOBRE" "autor_email" => "ellennobre@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17567 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "ENTRE SABERES E FAZERES: AS NARRATIVAS DE DONA PRETINHA" "resumo" => "Este artigo expõe experiências recorrentes na trajetória de uma professora da rede estadual de ensino de Apodi/Rio Grande do Norte. Como o objeto central da pesquisa é a análise da prática pedagógica definimos como objetivo conhecer quais as estratégias didáticas praticadas, em sala de aula, contribuíam para a organização do processo formativo dos alunos. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. A pesquisa bibliográfica respaldou teoricamente este trabalho. A abordagem biográfica representou o caminho para a (re)construção de memórias acerca dos aprendizados adquiridos e ensinamentos deixados durante o exercício da profissão professor. O sujeito da pesquisa foi a senhora Francisca Ferrei da Costa Maia, conhecida como Dona Pretinha de Boré, docente aposentada da rede pública de Apodi/RN. O instrumento de pesquisa utilizado para a construção dos dados foi a entrevista semiestruturada que focalizou questões sobre a trajetória de vida, formação e prática pedagógica da docente. Observamos que as narrativas de Dona Pretinha estão carregadas de significados de vida e saberes que manifestam a construção da identidade de uma educadora que narra de sua pertença, de seu ethos e de sua paixão pela arte de ensinar, permitindo a ressignificação dos saberes e fazeres em sala de aula. Concluímos, por meio do saber ser e fazer da professora, que os saberes acadêmicos dialogam com os saberes da prática ao resgatarem a construção dos plurais territórios de aprendizagens. As narrativas de Dona Pretinha evocam o ser e o fazer como a arte de aprender e de ensinar na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares" "palavra_chave" => "ARTE DE ENSINAR, PRÁTICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA4_ID678_11102015100204.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA MAIA NOBRE" "autor_nome_curto" => "ELLEN NOBRE" "autor_email" => "ellennobre@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }