A LIBRAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17751 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1469 "titulo" => "A LIBRAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A LIBRAS é uma língua com características específicas que deve ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, por isso sendo componente curricular obrigatório da formação de professores, incluindo os de Ciências. Desse modo, essa investigação procura analisar a importância da LIBRAS como suporte no processo de aprendizagem de conhecimentos científicos por alunos surdos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo analisada por meio da coleta de dados através de questionários e entrevista, após a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto investigado. Na análise dos dados, dispusemos na discussão de toda a fundamentação teórica construída a partir das referências da área de educação especial. A partir das análises e discussões dos dados coletados em relação ao tema abordado foi evidenciado que é de grande importância o uso da LIBRAS como auxílio na construção da aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva e surdos na disciplina de ciências, fazendo com que o professor traga para as salas de aula novas práticas pedagógicas, necessárias e urgentes em virtude da estigmatização de que ainda sofrem os alunos com algum grau de deficiência auditiva e surdez, marcados pela história de luta contínua por seus direitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Biologia Geral" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, LIBRAS, ENSINO DE CIÊNCIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID1469_05052016161327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN VIRGINIE SAMPAIO AVELINO" "autor_nome_curto" => "CARMEN SAMPAIO" "autor_email" => "carmensampaio85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17751 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 1469 "titulo" => "A LIBRAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A LIBRAS é uma língua com características específicas que deve ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, por isso sendo componente curricular obrigatório da formação de professores, incluindo os de Ciências. Desse modo, essa investigação procura analisar a importância da LIBRAS como suporte no processo de aprendizagem de conhecimentos científicos por alunos surdos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo analisada por meio da coleta de dados através de questionários e entrevista, após a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto investigado. Na análise dos dados, dispusemos na discussão de toda a fundamentação teórica construída a partir das referências da área de educação especial. A partir das análises e discussões dos dados coletados em relação ao tema abordado foi evidenciado que é de grande importância o uso da LIBRAS como auxílio na construção da aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva e surdos na disciplina de ciências, fazendo com que o professor traga para as salas de aula novas práticas pedagógicas, necessárias e urgentes em virtude da estigmatização de que ainda sofrem os alunos com algum grau de deficiência auditiva e surdez, marcados pela história de luta contínua por seus direitos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Biologia Geral" "palavra_chave" => "ALUNOS SURDOS, LIBRAS, ENSINO DE CIÊNCIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID1469_05052016161327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN VIRGINIE SAMPAIO AVELINO" "autor_nome_curto" => "CARMEN SAMPAIO" "autor_email" => "carmensampaio85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }