EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÕES DO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17966 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 1553 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÕES DO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI" "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil ainda enfrenta muitos desafios, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Objetivou-se com este trabalho detectar as diferentes necessidades especiais, as mais comuns entre os alunos de escolas públicas atendidas pelo PIBID Biologia da UFPI, bem como o uso ou não de instrumentos pedagógicos necessários para melhoria na prática do ensino de ciências voltados a este público. Para apontar possíveis soluções a este problema, inicialmente foi realizado um levantamento de dados nas escolas atendidas pelo PIBID Biologia da UFPI na cidade de Floriano – PI, a saber: Unidade Escolar Bucar Neto, Lindolfo Uchôa, Calisto Lobo e Fauzer Bucar. O instrumento de coleta de dados (questionário), foi composto por 8 perguntas, algumas abertas, outras fechadas, destinadas aos gestores das escolas participantes. O levantamento revelou 7 (sete) alunos que necessitam de atendimento educacional especializado, englobando as quatro unidades de ensino, sendo que em nem uma há o devido atendimento, assim como a ausência de materiais didáticos que atendam às necessidades encontradas. Nota-se que, de fato, é extremamente importante pensar em estratégias, métodos e materiais adequados para que os alunos especiais, assim como alunos de ensino regular, tenham um aprendizado efetivo não só em ciências e biologia, mas em todas os componentes curriculares. Conclui-se que a educação inclusiva necessita de maiores investimentos, dessa forma, cabe aos gestores públicos investirem maiores recursos para que esta proposta preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, lei n° 9394/96, efetivamente garanta direitos a todos. Destaca-se a necessidade de profissionais qualificados e metodologias adequadas para atender às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1553_05052016215325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES" "autor_nome_curto" => "TERESA B. NUNES" "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17966 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 1553 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÕES DO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PI" "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil ainda enfrenta muitos desafios, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Objetivou-se com este trabalho detectar as diferentes necessidades especiais, as mais comuns entre os alunos de escolas públicas atendidas pelo PIBID Biologia da UFPI, bem como o uso ou não de instrumentos pedagógicos necessários para melhoria na prática do ensino de ciências voltados a este público. Para apontar possíveis soluções a este problema, inicialmente foi realizado um levantamento de dados nas escolas atendidas pelo PIBID Biologia da UFPI na cidade de Floriano – PI, a saber: Unidade Escolar Bucar Neto, Lindolfo Uchôa, Calisto Lobo e Fauzer Bucar. O instrumento de coleta de dados (questionário), foi composto por 8 perguntas, algumas abertas, outras fechadas, destinadas aos gestores das escolas participantes. O levantamento revelou 7 (sete) alunos que necessitam de atendimento educacional especializado, englobando as quatro unidades de ensino, sendo que em nem uma há o devido atendimento, assim como a ausência de materiais didáticos que atendam às necessidades encontradas. Nota-se que, de fato, é extremamente importante pensar em estratégias, métodos e materiais adequados para que os alunos especiais, assim como alunos de ensino regular, tenham um aprendizado efetivo não só em ciências e biologia, mas em todas os componentes curriculares. Conclui-se que a educação inclusiva necessita de maiores investimentos, dessa forma, cabe aos gestores públicos investirem maiores recursos para que esta proposta preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, lei n° 9394/96, efetivamente garanta direitos a todos. Destaca-se a necessidade de profissionais qualificados e metodologias adequadas para atender às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1553_05052016215325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA BEATRIZ BUENO NUNES" "autor_nome_curto" => "TERESA B. NUNES" "autor_email" => "beatrizbio15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }