EJA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO MARANHÃO
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O Parecer nº. 11/2000 elaborado pelo Conselho Nacional da Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos (EJA), destaca que as licenciaturas e outras habilitações ligadas aos profissionais do ensino não podem deixar de considerar, em seus cursos, a realidade da EJA. Amparado no aspecto legal e tendo o reconhecimento da área de ensino, a formação oferecida aos professores das licenciaturas é insipiente para atuação na EJA, principalmente, na formação do docente que deverá atuar na segunda etapa do ensino fundamental e no ensino médio dessa modalidade. Para compreender o lugar marginal ocupado pela EJA no contexto do sistema educacional é preciso considerar que a especificidade dessa modalidade de ensino é praticamente desconhecida, especialmente nas licenciaturas, o que pode explicar, em parte, a simplória formação dos professores para atuar na modalidade da EJA. 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Como resultado, constatamos que o conhecimento dos licenciandos sobre a EJA é insuficiente para atuarem nessa modalidade de ensino e que as instituições analisadas parecem não ter preocupação com a formação dos discentes que atuarão nessa modalidade de ensino. O estudo sugere mudanças nas disciplinas pedagógicas dos cursos analisados, possibilitando a inserção de disciplinas e discussões sobre temas relacionados à EJA, em especial sobre a atuação do professor de matemática em turmas dessa modalidade." 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