ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17981 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 1877 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto organizado por alunos-bolsistas do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – campus Bragança), na área de ensino-aprendizagem de Física em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2ª etapa na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, por meio do PIBID, iniciativa da CAPES. A citada escola está localizada no município de Bragança-PA e que no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento de atividades dentre as quais está a I Mostra Científica. Durante aproximadamente dois meses de organização, a escola apoiou os bolsistas e professores-supervisores. Objetivamos exibir os impactos do PIBID no processo de ensino-aprendizagem de Física na escola parceira, e avaliando os dados obtidos com dados que antecipam a Mostra Científica, sugerindo então, atividades que utilizam metodologias alternativas para o ensino de Física e atividades práticas experimentais. Constituiu para este trabalho a Modelagem Matemática como forma de avaliação e metodologia de ensino, para duas turmas da EJA 2ª Etapa do turno da noite, assim tendo base para 3ª avaliação do ano letivo de 2015. Com toda a dinâmica empregada, os conceitos físicos foram apresentados de forma que todos os alunos compreendessem e absorvessem estes conteúdos apresentados em sala de aula. Diante disso, mostrar a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação de alunos de licenciatura e para os alunos de escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1877_09052016233521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDO CRUZ COSTA" "autor_nome_curto" => "BRENDO CRUZ" "autor_email" => "brendo_cruzcosta@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17981 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 298 "inscrito_id" => 1877 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto organizado por alunos-bolsistas do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – campus Bragança), na área de ensino-aprendizagem de Física em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2ª etapa na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, por meio do PIBID, iniciativa da CAPES. A citada escola está localizada no município de Bragança-PA e que no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento de atividades dentre as quais está a I Mostra Científica. Durante aproximadamente dois meses de organização, a escola apoiou os bolsistas e professores-supervisores. Objetivamos exibir os impactos do PIBID no processo de ensino-aprendizagem de Física na escola parceira, e avaliando os dados obtidos com dados que antecipam a Mostra Científica, sugerindo então, atividades que utilizam metodologias alternativas para o ensino de Física e atividades práticas experimentais. Constituiu para este trabalho a Modelagem Matemática como forma de avaliação e metodologia de ensino, para duas turmas da EJA 2ª Etapa do turno da noite, assim tendo base para 3ª avaliação do ano letivo de 2015. Com toda a dinâmica empregada, os conceitos físicos foram apresentados de forma que todos os alunos compreendessem e absorvessem estes conteúdos apresentados em sala de aula. Diante disso, mostrar a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação de alunos de licenciatura e para os alunos de escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1877_09052016233521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDO CRUZ COSTA" "autor_nome_curto" => "BRENDO CRUZ" "autor_email" => "brendo_cruzcosta@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }