EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18018 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de abordagem experimental no ensino de Química, especificamente voltada para o ensino médio das escolas públicas, utilizando experimentos simples que possam ser executados em sala de aula com materiais de fácil acesso e baixo custo, como exemplo, a produção de indicadores ácidos – bases utilizando o repolho roxo e beterraba, como também resto de óleo de frituras para produção de sabão biodegradável, e por fim a produção de detergentes. A realização destes experimentos oportunizou a compreensão dos conteúdos, dos conceitos e das propriedades ácido - base a partir do reconhecimento das substâncias domiciliares através da ação colorimétrica dos indicadores naturais.\r\n O contexto que foi desenvolvido a pesquisa, contou com uma fração de 19 alunos do 1° Ano, turma “A” do ensino médio manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Paulino - Arara PB. \r\n Esta pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro momento, foi exposto o conteúdo em questão com aula expositiva seguido de avaliação com questões objetivas; para o segundo momento foi realizado aulas expositivas e dialogadas com o auxilio de atividades experimentais de baixo custo, seguida de avaliação com questões objetivas. Cada momento contou com quatro aulas de quarenta e cinco minutos.\r\n Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas ao fim de cada momento do conteúdo estudado. Em seguida, foi realizado entrevista com questões semi - estruturada, que avaliou a visão dos alunos sobre a temática em questão. \r\n A análise dos resultados, fez-se uma categorização onde foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2002), trata-se de uma análise clássica e prática de materiais textuais, que tem o objetivo de trabalhar com palavras e expressões significativas encontradas nos textos, que visa ultrapassar as incertezas e enriquecer a leitura dos textos e dadas analisados. Para o autor, trata-se de um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que busca utilizar procedimentos sistemáticos e objetivos presentes nos conteúdos das mensagens. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ÁCIDO-BASE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1603_16052016233731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS" "autor_email" => "francisco.michell@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18018 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 437 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de abordagem experimental no ensino de Química, especificamente voltada para o ensino médio das escolas públicas, utilizando experimentos simples que possam ser executados em sala de aula com materiais de fácil acesso e baixo custo, como exemplo, a produção de indicadores ácidos – bases utilizando o repolho roxo e beterraba, como também resto de óleo de frituras para produção de sabão biodegradável, e por fim a produção de detergentes. A realização destes experimentos oportunizou a compreensão dos conteúdos, dos conceitos e das propriedades ácido - base a partir do reconhecimento das substâncias domiciliares através da ação colorimétrica dos indicadores naturais.\r\n O contexto que foi desenvolvido a pesquisa, contou com uma fração de 19 alunos do 1° Ano, turma “A” do ensino médio manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Paulino - Arara PB. \r\n Esta pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro momento, foi exposto o conteúdo em questão com aula expositiva seguido de avaliação com questões objetivas; para o segundo momento foi realizado aulas expositivas e dialogadas com o auxilio de atividades experimentais de baixo custo, seguida de avaliação com questões objetivas. Cada momento contou com quatro aulas de quarenta e cinco minutos.\r\n Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas ao fim de cada momento do conteúdo estudado. Em seguida, foi realizado entrevista com questões semi - estruturada, que avaliou a visão dos alunos sobre a temática em questão. \r\n A análise dos resultados, fez-se uma categorização onde foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2002), trata-se de uma análise clássica e prática de materiais textuais, que tem o objetivo de trabalhar com palavras e expressões significativas encontradas nos textos, que visa ultrapassar as incertezas e enriquecer a leitura dos textos e dadas analisados. Para o autor, trata-se de um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que busca utilizar procedimentos sistemáticos e objetivos presentes nos conteúdos das mensagens. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ÁCIDO-BASE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1603_16052016233731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS" "autor_email" => "francisco.michell@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }