EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTATAÇÕES E DESAFIOS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18019 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 648 "inscrito_id" => 2259 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTATAÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "O ensino da área de Ciências da Natureza, tanto do nível fundamental quanto do médio, está sendo pouco eficiente nos últimos tempos conforme indicativos de sistemas de avaliação e de publicações da Área. Experiências próprias de sala de aula, estudos e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam, por um lado, a quase ausência da realização de experimentos em diversas escolas públicas do país. O desenvolvimento de atividades experimentais em algumas escolas, de forma mediada, contextualizada e relacionada a um conteúdo, ainda que de forma incipiente, dá sinais de se constituir numa maneira potencial a ressignificação dos conceitos científicos, o entendimento dos fenômenos da área e a própria formação continuada de professores dessas escolas. O presente trabalho, traz uma pesquisa realizada em duas escolas públicas da cidade de Recife- PE, onde, foram avaliados como e de que forma os professores destas estão trabalhando a experimentação científica com seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, LABORATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID2259_17052016235026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA KAMILY BEZERRA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "WANESSA BEZERRA" "autor_email" => "wanessakamily2009@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18019 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 648 "inscrito_id" => 2259 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTATAÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "O ensino da área de Ciências da Natureza, tanto do nível fundamental quanto do médio, está sendo pouco eficiente nos últimos tempos conforme indicativos de sistemas de avaliação e de publicações da Área. Experiências próprias de sala de aula, estudos e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam, por um lado, a quase ausência da realização de experimentos em diversas escolas públicas do país. O desenvolvimento de atividades experimentais em algumas escolas, de forma mediada, contextualizada e relacionada a um conteúdo, ainda que de forma incipiente, dá sinais de se constituir numa maneira potencial a ressignificação dos conceitos científicos, o entendimento dos fenômenos da área e a própria formação continuada de professores dessas escolas. O presente trabalho, traz uma pesquisa realizada em duas escolas públicas da cidade de Recife- PE, onde, foram avaliados como e de que forma os professores destas estão trabalhando a experimentação científica com seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, LABORATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID2259_17052016235026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA KAMILY BEZERRA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "WANESSA BEZERRA" "autor_email" => "wanessakamily2009@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }