JOGO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18064 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "JOGO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Neste artigo apresentamos nosso Projeto de Pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016) em andamento, a investigar como alunos e professores consideraram o jogo digital desenvolvido e suas compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Exploramos e abordamos em Projeto anterior, PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2014/2015), a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da Educação Matemática a partir da exploração de jogos digitais e objetos de aprendizagem. No atual Projeto, pretendemos apontar possibilidades de uso desse recurso digital como recurso didático que auxilie os processos de ensino e de aprendizagem, visto que muitas escolas possuem Laboratórios de Informática que, por muitas vezes, são pouco utilizados. Para isso, o jogo digital foi desenvolvido com o aplicativo Construct2, nomeado Coleta Matemática, sobre processo de contagem, o qual será apresentado a alunos do segundo ano dos anos inicias, e seus professores, de escolas da zona rural e urbana no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados, observações participantes, notas de campo, vídeos e fotografias utilizados. Estudos e exploração do aplicativo Construct2 foram realizados no Projeto anterior, assim como aplicação de questionário a professores que ensinam Matemática sobre o uso de jogos digitais na educação, resultando que as maiores dificuldades encontradas pelos professores para usar jogos digitais nas salas de aula estão ligadas a falta de estruturas nas escolas, falta de formação dos professores e dificuldade de encontrar jogos relacionados aos conteúdos matemáticos. Além de buscarmos colaborar com professores, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto matemático, pois interesse é fundamental no aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, ; ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1644_05052016153044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLLYNA LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANNA ARAÚJO" "autor_email" => "anna_limaaraujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18064 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "JOGO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Neste artigo apresentamos nosso Projeto de Pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016) em andamento, a investigar como alunos e professores consideraram o jogo digital desenvolvido e suas compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Exploramos e abordamos em Projeto anterior, PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2014/2015), a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da Educação Matemática a partir da exploração de jogos digitais e objetos de aprendizagem. No atual Projeto, pretendemos apontar possibilidades de uso desse recurso digital como recurso didático que auxilie os processos de ensino e de aprendizagem, visto que muitas escolas possuem Laboratórios de Informática que, por muitas vezes, são pouco utilizados. Para isso, o jogo digital foi desenvolvido com o aplicativo Construct2, nomeado Coleta Matemática, sobre processo de contagem, o qual será apresentado a alunos do segundo ano dos anos inicias, e seus professores, de escolas da zona rural e urbana no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados, observações participantes, notas de campo, vídeos e fotografias utilizados. Estudos e exploração do aplicativo Construct2 foram realizados no Projeto anterior, assim como aplicação de questionário a professores que ensinam Matemática sobre o uso de jogos digitais na educação, resultando que as maiores dificuldades encontradas pelos professores para usar jogos digitais nas salas de aula estão ligadas a falta de estruturas nas escolas, falta de formação dos professores e dificuldade de encontrar jogos relacionados aos conteúdos matemáticos. Além de buscarmos colaborar com professores, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto matemático, pois interesse é fundamental no aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, ; ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1644_05052016153044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA KAROLLYNA LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANNA ARAÚJO" "autor_email" => "anna_limaaraujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }