LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18069 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 2141 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS" "resumo" => "O surgimento das tecnologias de comunicação tem se caracterizado de forma expansiva na sociedade contemporânea, com tudo o letramento digital é um termo recente, que permite o uso da leitura e da escrita em situações cotidianas, tanto na interação presencial quanto virtual, ambas pertencem a um plano relacional contínuo. Este trabalho é fruto de indagações provocadas no percurso do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação da EAD, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O objetivo foi averiguar em textos, como: artigos, livros científicos, monografias, periódicos que abordam o Letramento Digital e Ensino de Ciências nas escolas. Além do nível de envolvimento de leituras desenvolvidas por nós enquanto alunos de Pós-graduação, bem como as experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Alguns teóricos corroboram com a ideia de que os educadores podem e devem estimular seus alunos para que aconteça o processo de ensino e aprendizagem por meio do letramento digital, nesse sentido, a utilização das redes sociais, das tecnologias e outros meios tem suas utilidades quando bem utilizada pelos docentes de forma coerente dando ênfase a uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID2141_15052016183446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO PAULINO" "autor_email" => "eduardops25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18069 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 2141 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS" "resumo" => "O surgimento das tecnologias de comunicação tem se caracterizado de forma expansiva na sociedade contemporânea, com tudo o letramento digital é um termo recente, que permite o uso da leitura e da escrita em situações cotidianas, tanto na interação presencial quanto virtual, ambas pertencem a um plano relacional contínuo. Este trabalho é fruto de indagações provocadas no percurso do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação da EAD, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O objetivo foi averiguar em textos, como: artigos, livros científicos, monografias, periódicos que abordam o Letramento Digital e Ensino de Ciências nas escolas. Além do nível de envolvimento de leituras desenvolvidas por nós enquanto alunos de Pós-graduação, bem como as experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Alguns teóricos corroboram com a ideia de que os educadores podem e devem estimular seus alunos para que aconteça o processo de ensino e aprendizagem por meio do letramento digital, nesse sentido, a utilização das redes sociais, das tecnologias e outros meios tem suas utilidades quando bem utilizada pelos docentes de forma coerente dando ênfase a uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID2141_15052016183446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO PAULINO" "autor_email" => "eduardops25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }