O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18128 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, PROPOSTA DIDÁTICA, PROPOSTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID529_26042016082357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18128 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 529 "titulo" => "O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, PROPOSTA DIDÁTICA, PROPOSTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID529_26042016082357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }